Pesquisar
Close this search box.

Inimigos do coração

Saiba sobre os riscos que o coração enfrenta por problemas mentais

Por: Correio Nogueirense
19/05/2018

Com certeza você já sabe que hipertensão, colesterol alto e sedentarismo são fatores de risco para doenças cardiovasculares. O que muitos ainda não sabem é que tristeza, raiva, ansiedade, depressão, solidão e síndrome do pânico também o são. Portanto, a saúde mental também coloca em risco o funcionamento desse órgão tão importante.

Estudos nacionais e internacionais comprovam que os problemas mentais estão cada vez mais associados aos problemas do coração. O estresse também entra nessa lista. Ele pode ser identificado quando há sensações de medo, desconforto, preocupação, irritação, frustração, indignação ou nervosismo. Como consequência, as pessoas podem apresentar ritmo cardíaco acelerado, arritmia, tremores, tontura, suor excessivo e respiração acelerada.

A boa notícia é que o tratamento contra estresse, depressão, ansiedade e síndrome do pânico podem reduzir os riscos de problemas cardiovasculares. Se as doenças psíquicos afetam negativamente o coração, sentimentos de amor, felicidade e sensação de bem-estar agem a favor dele.

O Correio Nogueirense separou algumas dicas para manter a mente e o coração saudáveis e cultivar momentos de bem-estar no dia a dia, confira:

Cultive boas amizades
Ter fortes vínculos de amizade e uma vida social ativa reduz os riscos de depressão, pressão alta e estresse. Também são os amigos que colaboram para o aumento da confiança e autoestima. Eles ajudam ainda a enfrentar traumas, como divórcio, doenças graves ou o luto e incentivam a ter boas práticas de qualidade de vida.

Faça atividade física
A atividade física proporciona sensação de bem-estar, minimiza os riscos de diabetes e hipertensão arterial, melhora a qualidade do sono, ajuda a controlar a ansiedade, a depressão e o estresse e melhora a disposição. Praticar 30 minutos de atividade por dia, cinco vezes por semana, já faz uma grande diferença.

Tenha hobbies
Ir ao cinema, ler um livro, fazer cursos ou viagens. Seja qual for a atividade preferida, saiba que ela ajuda a aliviar a tensão, reduzindo o estresse e ansiedade.

Durma bem
Ter uma boa noite de sono ajuda a ter uma mente mais sadia. Se possível, durma sempre no mesmo horário e usufrua da mesma quantidade de horas diariamente. Evite o cochilo durante o dia, assim como o consumo de álcool e cafeína e refeições pesadas à noite.

Comentários

Veja também