Pesquisar
Close this search box.

Inscrições para o Fies acabam nesta quarta-feira (28)

Por: Correio Nogueirense
27/02/2018

As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) terminam na próxima quarta-feira (28). O programa é coordenado pelo Ministério da Educação (MEC) e oferece crédito para custear a mensalidade de estudantes interessados em cursar o ensino superior em instituições privadas. Os contratos vão seguir as novas regras do programa, aprovadas no ano passado. No total, serão ofertadas 310 mil vagas, sendo 155 mil para o primeiro semestre de 2018.

Os recursos do financiamento são destinados a financiar alunos em cursos superiores privados, desde que tenham avaliação positiva junto ao MEC. O montante a ser pago depende de uma fórmula que leva em consideração o preço da mensalidade e a renda familiar do candidato. No início do mês, o Comitê Gestor do Fies definiu os limites do financiamento: máximo de R$ 30 mil e mínimo de R$ 300 por semestre.
Pode se inscrever quem teve média de pelo menos 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tirou zero na redação. Outra exigência é se encaixar dentro dos limites de faixa de renda estabelecidos para o programa.

Basicamente, como o novo Fies está dividido em três modalidades, essa nomenclatura serviu para identificá-las em:
Fies equivale à modalidade I.
P-Fies equivale às modalidades II e III do novo Fies.

Modalidades do novo Fies

Modalidade I: a oferta de vagas tem juros zero para os estudantes com uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. O pagamento das prestações considera o limite de renda do aluno, o que acaba fazendo com que os encargos a serem pagos sejam bastante reduzidos.

Modalidade II: voltada para os estudantes com uma renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Os recursos utilizados são dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento.

Modalidade III: engloba estudantes de todas as regiões do Brasil com uma renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos. Os recursos são do BNDES.
É importante lembrar que não é possível mudar de uma modalidade para outra ao longo do período de financiamento.

E qual é a diferença entre Fies e P-Fies?
Na modalidade de financiamento do Fies, os resultados terão uma chamada única e lista de espera. No caso da modalidade de financiamento do P-Fies, os resultados terão apenas chamada única.
Para o Fies, o resultado será divulgado em 5 de março. Os estudantes inscritos pelo P-Fies, saberão a relação de selecionados no dia 12 de março.

As inscrições devem ser feitas pelo site do MEC. O candidato deve fornecer o número do CPF, a data de nascimento e um e-mail válido. Além disso, deve informar a renda familiar para comprovar que se encaixa nas exigências do programa.

Após o encerramento das inscrições, no dia 28 de fevereiro, serão divulgados os resultados de pré-seleção e as listas de espera.

 

Comentários

Veja também