O movimento Rosa do Bem agora é um instituto. O lançamento oficial foi realizado na noite desta terça-feira (1º) na cerimônia que ocorreu antes do concerto “Por Amor à Vida”, realizado pelo Rosa do Bem e apresentado pela Orquestra Sinfônica de Americana, com as participações especiais da dupla Matheus Minas e Leandro e dos solistas da Cia Ópera de São Paulo, Cristiane de Mesquita e Fernando de Castro.
A presidente do agora Instituto Rosa do Bem, Maria Fernanda Grecco Meneghel, falou sobre a importância do trabalho que é desenvolvido desde 2011 em Americana. “O Rosa do Bem hoje não é apenas meu e sim de todos que aqui estão, da comunidade, da nossa cidade. Somos guerreiras a postos, prontas para o que der e vier, por amor à vida, por cada uma de vocês que já passaram pelo exame, diagnóstico, tratamento e cura”, ressaltou Fernanda.
O Instituto Rosa do Bem é formado ainda por: Hélio Panhoca, José Luiz Meneghel, Mara Crastro de Lima Freitas, Matheus Simões Marques Ferreira e Orlando Guimaro Júnior. A madrinha do Rosa do Bem – e agora do instituto -, Lu Alckmin, também participou do evento acompanhada pelo marido, o ex-governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.
Os pilares do Instituto Rosa do Bem são: Proteção à saúde da mulher – Ampliação das iniciativas práticas nas etapas de conscientização, diagnóstico e acompanhamento; Voluntariado – Incentivo à filantropia; Estímulo à solidariedade e à participação nos projetos; Transparência – Conselho Fiscal; Prestação de contas anual; Publicidade das contas (site, imprensa, redes sociais); Auditorias sazonais.
O evento foi realizado no Teatro Municipal “Lulu Benencase” e os ingressos foram trocados por litros de leite que serão doados ao Fundo Social de Solidariedade de Americana. A presidente do órgão, Maine Najar, agradeceu pelo trabalho desenvolvido pelo Rosa do Bem no município de Americana todos esses anos, tanto com a realização dos exames gratuitamente quanto com a doação de alimentos para entidades assistenciais, e prestou uma homenagem à presidente Maria Fernanda Grecco Meneghel com a imagem de um anjo carregando rosas. “Imaginei essas rosas representando o nome do projeto e o anjo com as asas acolhendo, porque quem tem um diagnóstico desse precisa de acolhimento”, ressaltou emocionada.
O concerto faz parte da programação oficial de 2019 do Rosa do Bem, que já realizou mil mamografias e 300 exames Papanicolau por meio da carreta do Hospital de Amor (antigo Hospital do Câncer), no mês de setembro, em mulheres residentes em Americana. De 14 a 25 de outubro serão feitas mais mil mamografias e 300 exames de Papanicolau. O Rosa do Bem já realizou nas oito edições anteriores 4.354 exames de mamografia.
Antes da apresentação da Orquestra Sinfônica de Americana, foi apresentado um vídeo contando a história do movimento e foram homenageadas as 19 mulheres diagnosticadas com câncer de mama por meio do Rosa do Bem. Todas receberam tratamento completo no Hospital de Amor e estão curadas.