Pesquisar
Close this search box.

Irmão do Presidente da República visita Artur Nogueira pela primeira vez

O encontro entre Renato Bolsonaro e Edson Rezende aconteceu nesta terça-feira (14), os dois trocaram diversas experiências na área da apicultura e na produção de Mel.

Por: Correio Nogueirense
14/05/2019

Nesta terça-feira (14), Renato Antônio Bolsonaro, irmão do presidente Jair Bolsonaro (PSL), esteve em Artur Nogueira para se reunir com o senhor Edson de Rezende, que é proprietário da empresa Vida Natural, diretor regional da FIESP, SENAI e SESI. A reunião teve como objetivo discutir assuntos na área da apicultura e futuros negócios entre a empresa e o senhor Renato que representa a cidade de Miracatu-SP.

A visita de Renato Antônio Bolsonaro, se deu graças a um primeiro encontro entre ele e o senhor Edson, no lançamento de um livro de 15 anos da APIMEL (Associação de produtores e exportadores de Mel). “Eu conheci o senhor Edson (Rezende), no lançamento do livro da APIMEL, que aconteceu no mês de abril deste ano em São Paulo. Depois disso eu recebi o convite dele para vir aqui em Artur Nogueira na empresa conhecer o trabalho com apicultura”.

Renato Bolsonaro é apicultor por hobby há mais de 40 anos e morador do Vale do Ribeira. Para quem não sabe, apicultor é o profissional responsável por criar e tratar de abelhas. Um Apicultor trabalha com a confecção dos produtos das abelhas, como mel, própolis, geleia real, pólen e etc.

Durante a entrevista, o senhor Renato responde o motivo da sua visita. “Não vim exatamente para parceria, eu moro no Vale do Ribeira e lá 80% é de preservação da Mata Atlântica. Lá nós temos apicultura e tem um potencial muito grande, mas ela está sendo pouco explorada. Quando os produtores entram na produção, produzem, e na hora de destinar sua produção, o produtor tem dificuldade de vender. Como a demanda é muito grande da matéria prima, o Edson tem uma boa relação e pode estar ajudando nessa parte da venda que falta”.

Renato também fala sobre a produção de Mel de outras espécies. “Lá também temos as abelhas indígenas, aquelas que não possuem ferrão. Temos o potencial de produzir esse Mel, que é em menor quantidade, por que são abelhas menores, mas que o valor agregado dele é grande e também tem o interesse muito grande”.

Apesar de ser apicultor por hobby, Renato fala da importância da área na economia do Brasil. “A apicultura tem uma importância muito grande para a sobrevivência, a abelha é a principal responsável pela polinização. Na China a polinização da pêra é feita a mão, então como dizia Einstein, se a abelha deixar de existir no mundo, a sobrevivência do ser humano vai terminar rapidamente”.

A polinização é o processo em que o grão de pólen é levado até a região onde está o gameta feminino da planta. Nas angiospermas, podemos definir como a transferência do grão de pólen da parte masculina de uma flor para a parte feminina, ou seja, da antera até o estigma. Essa transferência pode ocorrer em uma mesma flor ou entre flores diferentes. Quando ocorre em uma mesma planta, dizemos que ocorreu uma autopolinização; quando ocorre em plantas diferentes, a polinização é cruzada. 76% das plantas utilizadas para produção de alimentos no Brasil é dependente do serviço ecossistêmico de polinização realizado por animais.

Perguntado pela nossa equipe se o número de diminuição das abelhas tem preocupado, Renato respondeu. “A preocupação é grande com relação a lavoura de soja, onde existe muita aplicação de defensivos agrícolas, tem alguns que são prejudiciais às abelhas. Isso tudo é questão de conciliação, a abelha tem sua rotina de trabalho, se for colocado o produto à noite, a abelha não vai estar trabalhando essa hora. Se for colocado de manhã, a abelha vai estar trabalhando e isso afeta. Isso é questão de trabalhar em conjunto e eu acho que se pode fazer esse trabalho de forma unida”.

Pedido pela nossa equipe, Renato falou um pouco sobre o irmão. “Eu vou falar sobre os laços sanguíneos, ele é meu irmão mais velho, sempre foi uma referência para mim, sempre tentei me espelhar nele, inclusive eu segui todos os passos dele na formação militar, eu sou oficial do exército, sou de artilharia, sou paraquedista e também tentei seguir a vida política através dele. Na época em que nos candidatamos juntos, era um momento muito difícil, em que a mídia social não tinha o peso de hoje, na época fui bem votado mas acabei não tendo muito sucesso. Não estou mais nessa vida, não tenho cargo algum e também não quero ter algum cargo. Claro que sempre chega algo de relevância, então eu sempre levo até ele da melhor maneira para ele ver se é viável ou não”.

Ao final Renato agradece aos votos da população de Artur Nogueira e Região. “É importante que todos nós possamos nos unir para fazermos a nossa parte e contribuir para a melhora do Brasil. Em nome do Jair eu quero agradecer ao apoio e voto de todos, o trabalho é duro, as dificuldades são grandes e o povo precisa ter paciência”.

Edson também falou com a nossa equipe sobre o encontro que pretende trazer benefícios a Artur Nogueira. “Nós teremos um encontro de 4 dias, onde estarão por volta de 6 a 10 mil apicultores do país inteiro. Nós queremos que a produção aumente, que a população brasileira comece a usar o mel não como remédio e sim como alimento, desenvolver a cadeia apícola, produzir mais não só aqui mas também no Pará”.

Dono da empresa Vida Natural, Edson fala sobre a parceria com a universidade do Unasp-EC. “Nós queremos ter na universidade um centro de referência de estudos apícolas particular, já temos um na universidade de São Paulo, um pouco devagar e na Unesp. Aqui no Unasp nós vamos montar um centro de estudos, vamos fazer pesquisas, análise de Mel, vamos fazer trabalho científico, vamos atender o mercado nacional no que for preciso e quem sabe um hospital para a produção de abelha rainha”.

Edson fala que o projeto pode atrair diversos investimentos e que já possui profissionais renomados. “Queremos atrair as empresas que queiram trabalho científico feito da universidade, este é um mercado extremamente necessitado e com isso já estamos atraindo cientistas. Cristiano Menezes e a doutora Lídia Barreto são profissionais extremamente conhecidos pelo Brasil, que estamos contratando. O desenvolvimento será enorme, principalmente empresarial, dando emprego, acompanhado do trabalho científico, vamos criar remédios, cosméticos, vamos utilizar o Mel no setor de pintura e em várias outras áreas”.Para finalizar, Edson fala sobre a presença do Renato na empresa e os benefícios que ele pode trazer. “O Renato é um porta voz da nossa cidade e da nossa empresa para que o Brasil veja que o nosso trabalho é importante através do irmão dele que é uma pessoa muito correta. Já fechamos um acordo para trazer a produção de Mel da cidade de Miracatu-SP para cá, nós vamos beneficiar Artur Nogueira, já temos a parceria com o sindicato deles para que eles possam vir aprender conosco”.

O vereador Rodrigo de Faveri (PTB), também esteve na reunião para poder aprender um pouco mais sobre a área da apicultura e sobre os investimentos em Artur Nogueira. “É motivo de satisfação saber que outros municípios buscam em nossa cidade empresas com know how de um determinado segmento para aprimoramento, isso nos chama a atenção dos potenciais que temos aqui em Artur Nogueira e ainda mais quando o empreendedor é o irmão do presidente da república. Fiquei muito satisfeito por ser convidado a participar da visita do Renato aqui em nossa cidade”, disse.

Comentários

Veja também