A Prefeitura Municipal de Itatiba, através da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, foi convidada pela Prefeitura do Município de Jundiaí, por meio da Secretaria de Agricultura, para participar na próxima sexta-feira, 30/08, em Jundiaí, de um Encontro de Agricultores na Fazenda Ermida, de propriedade da Fundação Antonio Antonieta Cintra Gordinho.
Sob o tema “Brigada Rural, união pela vida”, membros da SMAA, da Defesa Civil (Secretaria de Governo) e do Corpo de Bombeiros de Itatiba (Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão) apresentarão aos agricultores, representantes da Prefeitura Municipal de Jundiaí e da Proteção e Defesa Civil da cidade os métodos de implantação do Projeto Brigadas de Incêndio Rural instaladas na zona rural itatibense, mais especificamente na região da Fazenda Ipê/Loteamento Parque da Fazenda.
“A Brigada de Incêndio é um grupo de agricultores e/ou moradores da região treinados e capacitados para atuar no atendimento em situações de emergência. Em função da época de estiagem, é de extrema importância a zona rural poder contar com essas brigadas para auxiliar no controle de eventuais situações de incêndio que podem causar diversos danos como a redução da biodiversidade, malefícios à saúde pública, comprometimento das plantações, entre outros. Além do mais, trata-se de uma ação intermunicipal que tem como objetivo compartilhar experiências entre as Prefeituras de Jundiaí e Itatiba”, explica a Secretário Municipal de Meio Ambiente e Agricultura de Itatiba, Engenheira Agrônoma Dorothéa Monteiro.
Iniciadas em Itatiba pelas Secretarias supracitadas em 2018, as Brigadas de Incêndio Rural além de combater o fogo, podem atuar na prevenção para que estas situações não saiam do controle e se transformem em grandes incêndios. São também ótimas ferramentas de conscientização ambiental para que a população local não realize queimadas.
O Encontro de Agricultores em Jundiaí acontecerá das 8h às 12h, na Fazenda Ermida em Jundiaí. Quem quiser participar, basta entrar em contato com os organizadores do evento através dos telefones (11) 4589-8872/ (11) 4589-8581. A entrada é gratuita.