Em decorrência aos últimos atos do poder executivo, especificamente a possível concessão do SAEAN, alguns vereadores do município demostraram suas insatisfações com tal ato.
Na última segunda-feira (23), o Vereador Rodrigo De Faveri (PTB) afirmou que mesmo tendo convicções políticas liberais (ideologia de que estado não deve intervir nas relações econômicas que existem entre indivíduos, classes ou nações), não concorda com tal ação, pois o órgão público é autossuficiente economicamente.
Desta vez quem se pronunciou foi o Vereador Professor Adalberto (PSDB). Em uma carta encaminhada ao Correio Nogueirense, o parlamentar municipal afirma não estar surpreso com a decisão e ainda ressalta o despreparo do executivo.
“Não fui pego de surpresa, eu já estava esperando está atitude do executivo que mais uma vez demonstra o seu despreparo e seu desplante!”, afirma.
Em outro trecho, Adalberto explica que o assunto foi discutido em 2017.
“A concessão do SAEAN (Sistema de Água e Esgoto de Artur Nogueira) foi assunto de relevada importância em muitos momentos na Câmara Municipal em 2017 e 2018, inclusive com discussões em plenário. É bom lembrar que o Artigo 111, parágrafo terceiro e o artigo 217, ambos da LOMAN (Lei Orgânica do Município de Artur Nogueira) tiveram suas redações alteradas pela emenda nº 35 de 16/12/2014 com voto UNÂNIME da Câmara Municipal na 28ª sessão ordinária de 01/12/2014 (Legislatura 2013/2016) por meio do Projeto de emenda 01/2014, na LOMAN. Estas alterações são conflitantes e agora colocam um peso enorme sobre a atual legislatura municipal porque “facilitam” mudanças sem que seja necessária a autorização do legislativo. Temos ouvido discursos desde a campanha em 2016 que “o SAEAN é nosso, o SAEAN é do povo” e agora se inicia o processo para se fazer a concessão… Como é terrível lidar com pessoas hipócritas e que não valorizam palavras ditas em seus discursos. Agora o pontapé inicial foi dado, a audiência pública para tratar deste assunto está marcada para o dia 10 de agosto, das 9 horas ao meio-dia, no auditório do Núcleo Administrativo Municipal com o objetivo de transferir o atual sistema autárquico para uma empresa privada”, explica.
O vereador demostrou publicamente a sua inteira insatisfação e desaprovação com a ação do poder executivo do município.
“Venho através deste manifesto declarar que DESAPROVO tais atos do executivo municipal, pois NÃO CONCORDO, em hipótese alguma, com a privatização ou concessão do SAEAN. Como já nos posicionamos anteriormente na Câmara Municipal, a referida autarquia tem receita própria, gera lucro, tem caixa positivo e possui superávit”.
“Como representante da população que me elegeu e com a permissão de Deus, estarei presente na audiência pública. Tenho compromisso com a população, com a saúde financeira do município e vou trabalhar para que interesses pessoais e tácitos não interfiram no crescimento e desenvolvimento de nossa cidade, nossa querida ARTUR NOGUEIRA”.