O Governo do Estado confirmou na sexta-feira (7) a progressão de Jaguariúna e toda a região de Campinas da fase 2 (laranja) para a fase 3 (amarela) do Plano São Paulo de retomada da economia, medida válida a partir de ontem (10).
A fase amarela permite uma maior flexibilização da quarentena do novo coronavírus, com retomada gradual, ainda com restrições, do atendimento presencial em restaurantes e bares, cultos religiosos, salões de beleza e barbearias, academias e centros de ginástica, eventos, convenções e atividades culturais.
Já os parques voltarão a abrir em Jaguariúna no próximo dia 27 de agosto. As atividades de comércio de rua, shoppings, escritórios, concessionárias e imobiliárias já estavam liberadas na fase anterior.
As restrições de distanciamento social permanecem para todas as atividades, que vão desde limite de horário de atendimento (de até 8 horas diárias) até capacidade de atendimento (de, no máximo, uma pessoa para cada 2 metros quadrados de área).
A flexibilização está condicionada a uma série de regras estabelecidas pelas vigilâncias sanitária e epidemiológica, sob supervisão da Secretaria Municipal de Saúde, conforme determinação do governo estadual. Essas regras já foram adotadas pelos comerciantes de Jaguariúna quando a cidade permaneceu na fase laranja, no mês de junho.