Pesquisar
Close this search box.

Joe Biden é eleito o novo presidente dos Estados Unidos

Democrata venceu a corrida eleitoral com margem apertada. Ele conquistou o voto de 273 delegados, enquanto Trump ficou com 216; apuração ainda não terminou.

Por: Correio Nogueirense
07/11/2020

Joe Biden será o 46º presidente dos Estados Unidos. O candidato do partido Democrata, que foi vice-presidente durante toda a gestão de Barack Obama, venceu de acordo com as projeções feitas por especialistas e agências. Por conta do sistema de votação, o resultado oficial, após apuradas todas as urnas, pode levar dias — e até semanas ou meses — ser divulgado.

O democrata Joe Biden venceu Donald Trump após conquistar os votos de 273 delegados. Ele precisava de pelo menos 270.

Biden foi o candidato mais votado à presidência em toda a história dos EUA, em um pleito que mesmo antes de acabar já havia se tornado histórico. Por conta do sistema de votos por correiros, houve demora e muita mudança nas apurações. Destaque para os estados da Pensilvânia, Arizona e Georgia, onde resultados apertadíssimos acabaram decidindo o resultado.

Quem é Joe Biden?

Joseph Robinette Biden nasceu em 20 de novembro de 1942 em Scranton, na Pensilvânia. Pai de quatro filhos, ficou mundialmente conhecido por ser vice-presidente durante toda a administração de Barack Obama, presidente dos EUA entre 2009 e 2017.

Formado advogado pela Syracuse University College of Law. Seu destaque na carreira política vem de cedo, desde que foi eleito senador por Delaware, cargo que assumiu em janeiro de 1973. Ficou na cadeira até 2009, quando a deixou para assumir a vice-presidência.

Biden se assume como um liberal quando fala de direitos civis e preocupações dos cidadãos — por exemplo, é favorável a um sistema de saúde público nos EUA. Mas, ao falar de certos pontos como aborto e Exército, se assume conservador.

Durante suas décadas no Senado, Biden se notabilizou por fazer parte de comitês de política externa. Ele é visto até hoje como um político com um bom conhecimento de temas internacionais. Para especialistas, esse será um dos principais pontos de diferença em relação à administração de Trump.

Por conta de seu período na vice-presidência, Biden ainda tem a imagem muito colada à de Obama. Para especialistas, os dois têm “estilos complementares”. Ambos são formados em direito, mas é no jeito de fazer as coisas que as coisas mudam: enquanto o ex-presidente é tido como mais quieto, o novo presidente dos EUA é conhecido por ser um político clássico, que fala muito e se esforça para negociar com adversários.

Comentários

Veja também