Os atletas do Projeto Judô Esporte Social de Artur Nogueira tiveram um final de semana repleto de compromissos competitivos. No sábado (01), aconteceu a primeira etapa da seletiva estadual dos Jogos Escolares, em Hortolândia. No domingo (02), foi a vez do 8º Torneio de Judô de Mogi Guaçu.
Somando os eventos, os nogueirenses conquistaram 14 medalhas, sendo 5 ouros e 9 bronzes.
O projeto Judô Esporte Social é mantido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer & Juventude.
JOGOS ESCOLARES
Com o objetivo de detectar talentos e promover a integração e o intercâmbio entre os estudantes de todo o Estado, os Jogos Escolares de São Paulo também garantem vagas para a formação da Seleção Paulista que disputará os Jogos Escolares Brasileiro e Jogos da Juventude.
O judô teve representantes nogueirenses em duas unidades escolares. Evilyn Santana, Anderson Oliveira e Gustavo Tristão lutaram pela E.E. Magdalena Sanseverino Grosso. Vinicius Mauro, João Paulo Sconfienza e Pietro Fantato lutaram pela E.E. José Amaro Rodrigues.
Evilyn, Gustavo e Anderson encontraram dificuldades e foram eliminados na primeira fase. João Paulo venceu a primeira luta, mas foi superado na luta seguinte. Pietro venceu as lutas iniciais e chegou na semi-final, quando foi vencido pelo atleta do Palmeiras. Na disputa pelo bronze, sofreu nova derrota e ficou com a 5ª colocação.
O destaque foi para Vinicius Mauro. Uma semana após conquistar a medalha de prata no Campeonato Paulista, Vinicius retornou aos tatames e venceu todas as lutas. Além da medalha de ouro, o nogueirense também garantiu vaga para a Final Estadual que acontecerá dia 28 de julho em Mogi das Cruzes.
“Em 2022, Vinícius teve um bom desempenho que o levou para o Brasileiro Estudantil na categoria Sub14. O objetivo agora é buscar novamente a vaga, mas na categoria Sub16. Esse foi o primeiro passo”, explica o técnico Rodolpho Lavoura.
TORNEIO DE MOGI GUAÇU
No domingo (02), cerca de 800 judocas da região de Campinas concentraram-se no Ginásio de Esportes Furno para disputar a 8ª edição do Torneio de Mogi Guaçu. A equipe nogueirense foi composta por 20 judocas e garantiu 13 medalhas, sendo 4 ouros e 9 bronzes.
Destaque para Gustavo Tristão que superou o mau desempenho de sábado e encerrou o domingo com 4 vitorias e a medalha de ouro na categoria Sub18 até 55kg. Destaque também para Mauro Félix, que também venceu 4 lutas e faturou o ouro no Sub18 até 81kg.
Elias Ramos também venceu todas as lutas e ficou com a medalha de ouro na categoria Sub21 até 90kg. Elias se prepara para lutar a Final do Campeonato Paulista Sub21 que acontecerá no próximo sábado (dia 8) em São Bernardo do Campo. Outra medalha de ouro para Artur Nogueira foi conquistada por Michel Victor, na categoria Sênior até 100kg.
As medalhas de Bronze ficaram com Mateus Sena (Sub9 até 26kg), Pietro Vaz (Sub13 até 31kg), Gabriel Franze (Sub13 até 38kg), Natalia Pereira (Sub18 até 48kg), Evilyn Santana (Sub18 até 57kg), Sophia Correa (Sub18 até 57kg), Luara Caroline (Sub18 até 63kg), Miguel Sena (Sub18 até 81kg) e Kauan Ferreira (Sub18 até 90kg).
O secretário de Esporte, Lazer & Juventude, Caio Rodrigues, credita o sucesso do Judô ao trabalho realizado a longo prazo. “O esporte em geral necessita de tempo, paciência e persistência para trazer resultados. São três palavras chaves que encontramos no trabalho realizado no Judô. Ficamos muito felizes em acompanhar esses resultados e parabenizamos todos os judocas que lutaram nesse final de semana”, conclui.