O Projeto Judô Esporte Social, mantido pela Prefeitura de Artur Nogueira, segue dando frutos e proporcionado conquistas para os jovens nogueirenses. Neste final de semana, o atleta Vinícius Henrique de Campos Mauro, de 14 anos, fez história e medalhou nos Jogos Escolares Brasileiro (JEBs) 2022.
Entre os dias 31 de outubro e 15 de novembro, quase 6 mil estudantes-atletas, de 12 a 14 anos, estarão no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, para a realização do JEBs. Para a maioria dos participantes, essa é a primeira oportunidade de disputar uma competição nacional de grande porte. No total, serão 17 modalidades em disputa, dentre elas o Judô.
Compondo a delegação que representará o Estado de São Paulo está o jovem judoca nogueirense, Vinícius Mauro. Ele é aluno do 8º ano da Escola Estadual José Apparecido Munhoz e participa Projeto de Judô desde 2013, quando tinha apenas 6 anos.
A vida competitiva do atleta teve início esse ano e, mesmo com pouca experiência, ele vem acumulando medalhas. No mês de junho, participou da Seletiva Regional do Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP), em São Carlos. Na ocasião, ficou em 2º lugar e garantiu vaga para a fase Estadual da competição. Em São Paulo, Vinícius manteve o bom desempenho e ficou com o Vice-Campeonato Paulista Estudantil. Essa conquista o colocou na suplência da vaga para disputar o Brasileiro. Em outubro, veio a convocação para integrar a equipe Paulista.
MEDALHA DE BRONZE
Na ultima terça-feira (01), Vinícius foi até o aeroporto de Congonhas e, de lá, viajou junto com a delegação de São Paulo rumo ao Rio de Janeiro. Após credenciamento, pesagem e cerimônia de abertura do evento, Vinícius subiu aos tatames na sexta-feira (04).
Na primeira luta, venceu o atleta de Mato Grosso por Ippon (pontuação máxima). Contudo, durante o golpe que lhe deu a vitória, Vinícius cortou acidentalmente o queixo. Foi atendido pelos médicos do evento, recebeu cinco pontos no corte e voltou às disputas. Na segunda luta, venceu por Ippon o atleta do Amapá e classificou-se para as quartas de final.
Na terceira luta, mais uma vitória por ippon, dessa vez contra o atleta do Pará, garantindo a vaga para a semifinal. A quarta luta foi contra o atleta do Rio de Janeiro. Apesar do excelente desempenho nos tatames, Vinícius foi derrotado e ficou com a medalha de Bronze na categoria Pesado.
“Essa foi minha primeira competição nacional. Estava preparado e senti que dava, mas cometi um erro na semifinal e perdi. Aprendi que as derrotas são importantes para construir vitórias maiores, e hoje foi isso que aconteceu. Estou feliz com o resultado”, comenta Vinícius Mauro.
ORGULHO NOGUEIRENSE
A medalha de Bronze conquistada por Vinícius foi motivo de comemoração por parte da família, dos amigos de treino e da comunidade escolar. “Toda a comunidade da E.E. José Apparecido Munhoz sente-se muito orgulhosa pela brilhante participação e garra do estudante Vinícius. Parabenizamos pelo seu excelente desempenho e pela conquista da medalha de Bronze”, comemora a diretora da unidade escolar, Rosemary Reinhardt.
A Secretária de Educação, Débora Sacilotto, também acompanhou e vibrou com a conquista. “Vinícius foi meu aluno na EMEF Francisco Cardona. Excelente estudante, merece todo o sucesso do mundo”.
Débora aproveita para reiterar sua admiração pelo Projeto de Judô. “Sou fã do projeto, que toca inúmeras vidas positivamente e tem auxiliado no desenvolvimento integral de nossas crianças. Temos o projeto em muitas de nossas unidades e a secretaria segue à disposição para ajudar no que for preciso”, reitera.
Vinícius é o segundo judoca de Artur Nogueira a conquistar uma medalha em Brasileiro Escolar. Antes dele, Lucas Brito havia conquistado a prata em 2016 e o ouro em 2017. “Os Jogos Escolares é evento um gigantesco que transcende o campo esportivo. É um grande intercâmbio cultural que desenvolve valores como espírito esportivo e o amor à pátria. Assim como aconteceu com Lucas Brito, essa medalha será um marco na carreira de Vinícius. Como nogueirense, me orgulho muito por isso”, comenta o secretário de Esporte e Lazer, Caio Rodrigues.
A medalha de Vinícius também foi comemorada por sua equipe do Projeto Judô Esporte Social. “Participar de um evento grandioso e retornar com uma medalha prova para todos os nossos alunos que é possível chegar onde eles quiserem. Gostaria de agradecer a toda a comissão técnica do Estado de São Paulo, em especial ao sensei Adriano Yamamoto, por terem cuidado de nosso guerreiro durante todo o evento”, agradece o professor Rodolpho Lavoura.
A equipe Paulista ficou com o titulo de campeã no masculino, seguido por Mato Grosso do Sul (2ª) e Rio de Janeiro (3ª). No Feminino São Paulo também ficou com o título, seguido por Rio de Janeiro (2ª) e Mato Grosso do Sul (3ª).