Pesquisar
Close this search box.

Lar Renascer oferece treinamento de primeiros socorros e noções básicas de combate a incêndio para seus colaboradores

O principal objetivo da capacitação é garantir e aumentar a segurança de crianças e adolescentes no espaço escolar.

Por: Correio Nogueirense
20/11/2021

Atenção e disposição a ajudar são as palavras de ordem dos colaboradores do Lar Renascer em Artur Nogueira. Nos dias 16 e 17 de novembro, o Lar Renascer de Artur Nogueira, ofereceu aos colaboradores e equipe técnica, curso de capacitação de primeiros socorros e noções básicas de combate a incêndio.

O tempo do treinamento, prático e teórico, foi de 8h, sendo cada dia das 13h30 às 17h30. A capacitação foi realizada na sala de reuniões e audiências no escritório da sede.

O treinamento foi celebrado em parceria com STT (medicina ocupacional) pelo profissional Sr. Luiz Siliano que é bombeiro civil e técnico em enfermagem.

“Esta capacitação seguiu a proposta sugerida por lei, pois, os colaboradores foram empoderados com treinamento sobre noções de primeiros socorros e combate a incêndios na prática e isso faz toda a diferença, pois saímos do campo teórico e partimos para a prática. Isso salva vidas de crianças e dos colaboradores – são ensinamentos que levamos por toda a vida”, explica Lucas Barbosa, coordenador do Lar Renascer.

Segundo a Instituição com base e parâmetro na Lei Lucas, nome dado à Lei nº 13.722, de outubro de 2018, determinou que professores e funcionários de escolas de educação infantil e básica, públicas ou privadas e também de qualquer tipo de estabelecimento de recreação infantil tenham capacitação em primeiros socorros.

De forma resumida, a exigência tem como principal objetivo garantir e aumentar a segurança de crianças e adolescentes no espaço escolar.

O conteúdo programático foi:

– Princípios gerais de higiene do trabalho

– Programa de segurança;

– Implementação de EPC e EPI;

– Investigação e análise dos acidentes,

-Prevenção e combate a sinistro:

– Elementos essenciais do fogo,

– Formação do fogo,

– Como o calor se transmite,

– Classificação de incêndio,

– Tipos de agentes extintores,

– Métodos de extinção,

– Inspeção, instalação, localização e sinalização dos extintores,

– Brigada contra incêndio,

– Conhecimento da Combustão espontânea;

– Noções sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – AIDS, DST – Doenças sexualmente

transmissíveis e medidas de prevenção.

– Primeiros socorros:

– Conceito,

– Princípios gerais de conduta,

– Método de ressuscitação cardiopulmonar,

– Fibrilação ventricular,

– Estado de choque,

– Fraturas,

– Hemorragia,

– Queimaduras,

– Ergonomia – exercícios / aconselhamento de postura.

Origem da Lei Lucas

A criação da Lei Lucas ocorreu após um acidente envolvendo o menino Lucas Begalli, de 10 anos. Em uma excursão escolar, ele se engasgou com um alimento e, infelizmente, não sobreviveu.

Nenhum dos professores que acompanhavam os alunos no passeio sabia técnicas de primeiros socorros. E é justamente esse o propósito do treinamento desses profissionais. Assim, é possível dar assistência à vítima enquanto o socorro não chega.

Obrigatoriedade de capacitação em primeiros socorros

Após sua regulamentação, em 2018, as instituições tiveram seis meses para se adequar às exigências da Lei Lucas. Assim, desde 2019 que a capacitação de profissionais da área educacional é obrigatória.

Por isso, professores e demais trabalhadores de espaços educacionais devem fazer o curso e a reciclagem anualmente. O descumprimento dessa exigência pode resultar até no fechamento da instituição.

[justified_image_grid ids=88987,88988,88989,88990,88991,88992,88993,88994]

 

Comentários

Veja também