Pesquisar
Close this search box.

LeBron James torna-se o maior pontuador da história da NBA

Ala-armador ultrapassou o recorde de pontos de Abdul-Jabbar.

Por: Correio Nogueirense
08/02/2023
Foto: Reuters/Gary A. Vasquez

Reuters – O atacante do Los Angeles Lakers LeBron James ultrapassou Kareem Abdul-Jabbar para se tornar o maior artilheiro de todos os tempos da NBA nesta terça-feira, estabelecendo a nova marca com um salto no final do terceiro quarto de um jogo em casa contra o trovão da cidade de Oklahoma.

‘King James’, que entrou no jogo precisando de 36 pontos para quebrar o recorde de Abdul-Jabbar de 38.387, deixou a multidão lotada em frenesi quando a bola passou pela rede, levantando os braços em triunfo enquanto seus companheiros o abraçavam.

O grande jogador do Lakers, Abdul-Jabbar, que conquistou o título de Wilt Chamberlain com seu skyhook em 5 de abril de 1984, sentou-se ao lado da quadra no jogo de terça-feira e se levantou para aplaudir James depois que o recorde foi quebrado.

O jogo foi interrompido para reconhecer a conquista e permitir que James se dirigisse à multidão.

“Eu só quero agradecer aos fiéis do Laker, vocês são únicos”, disse James.

“Poder estar na presença de uma lenda como Kareem é inacreditável, é muito humilhante. Por favor, aplaudam de pé ‘O Capitão’.”

Homenagens de sua família, do presidente dos EUA, Joe Biden, e de alunos de sua “I Promise School” foram feitas dentro da arena, enquanto o comissário da NBA, Adam Silver, disse à Reuters que foi um “momento histórico”.

“Esses tipos de marcos significativos chamam a atenção não apenas dos fãs de basquete, mas também da sociedade em geral”, disse Silver.

“A busca de LeBron pelo recorde de pontuação não é exceção e bilhões de pessoas ficarão sabendo desse marco.”

Durante toda a temporada, foi uma questão de quando, e não se, James derrubaria o recorde. Alguns pensaram que poderia acontecer durante o jogo em casa de quinta-feira contra o Milwaukee, mas James tinha outras ideias.

Chegando à arena com um terno preto azeviche, camisa preta e óculos escuros, James parecia que estava indo para um funeral.

Horas depois, ele enterrou o registro de Abdul-Jabbar.

‘TÃO SURREAL’

Um rugido ensurdecedor o saudou durante as apresentações pré-jogo e outro veio quando ele enterrou uma cesta de três pontos cinco minutos no primeiro quarto para seus primeiros pontos da noite.

Ele reduziu o número de que precisava para um dígito em três diretos no segundo tempo, o que fez os torcedores pularem de seus assentos antes que o balde histórico de 21 pés chegasse com 10 segundos restantes no terceiro quarto.

“É tão surreal, porque é algo que nunca fiz um gol meu ou algo que me propus a fazer”, disse James após o jogo. “Simplesmente aconteceu.”

Selecionado para a liga quando adolescente, o nativo de Akron, Ohio, mais do que cumpriu as enormes expectativas colocadas em seus ombros largos em uma idade jovem.

Um atacante versátil, ele ajudou a inaugurar a era do basquete sem posição, ganhando quatro títulos com três times diferentes, quatro prêmios de MVP e quatro prêmios de MVP das Finais.

James está no topo da lista de pontos da temporada regular, seguido por Abdul-Jabbar com o grande jogador do Utah Jazz Karl Malone (36.928), a lenda do Lakers Kobe Bryant (33.643) e o ícone do Chicago Bulls Michael Jordan (32.292) completando os cinco primeiros.

“Quando li sobre a história do jogo, nunca pensei que esse recorde seria tocado”, disse James.

“Eu simplesmente não achava que ninguém teria esse tipo de longevidade para entrar na quadra e jogar nesse nível por tanto tempo.

“Portanto, é uma honra fazer parte desta liga, fazer parte de alguns dos grandes que já jogaram este jogo e estar no ápice com eles.”

No mês passado, o jogador de 38 anos foi nomeado para o 19º jogo do All Star, marca que também foi conquistada por Abdul-Jabbar.

“Com certeza sei que posso jogar mais alguns anos”, disse James.

“Do jeito que estou me sentindo, do jeito que meu corpo tem reagido a mim ao longo desta temporada, sei que posso jogar mais alguns anos.

“É tudo sobre a minha mente. Minha mente ainda está nisso e ainda estou motivado para sair e tentar competir por campeonatos porque sinto que ainda posso fazer isso.”

Apesar da noite histórica de James, o Lakers caiu 133-130 para o Thunder e agora está 25-30 na temporada.

Comentários

Veja também