Pesquisar
Close this search box.

Leitos de urgência e emergência em Artur Nogueira estão 100% lotados

Cidade não tem mais vagas para internações de casos graves da doença.

Por: Correio Nogueirense
20/01/2021
Foto: Divulgação/Prefeitura de Artur Nogueira

Após aumento expressivo no número de casos e internações de pacientes infectados pela Covid-19, Artur Nogueira está com 100% dos leitos de urgência e emergência ocupados. Com isso, a cidade não tem mais vagas para internações de casos graves da doença.

Desde o início da pandemia, os pacientes são encaminhados para dois tipos de leitos: os de enfermaria e os de urgência e emergência. As internações são feitas de acordo com as complicações do paciente.

Atualmente, a cidade conta com seis leitos de enfermaria. Até à tarde desta terça-feira (19), a taxa de ocupação era de 80%, ou seja, apenas um leito estava livre. A situação é ainda mais crítica nos leitos de urgência e emergência, em que há quatro leitos e todos estão ocupados.

Na última sexta-feira (15), o Governo de Estado já havia colocado Artur Nogueira em estado de atenção por estar com ocupação hospitalar de pacientes graves com coronavírus acima de 80%.

ENFERMARIA X URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

Conforme o diretor clínico do município, Dr. Wilson Andrade Barbosa, nos caso dos leitos de enfermaria, os pacientes ficam internados sem necessidade de cuidados extremos, e os tratamentos intensivos são realizados caso o quadro de saúde desses pacientes piore. Nesses leitos, os enfermos requerem o uso de oxigênio, terapia e medicação, por exemplo.

Já os leitos de urgência e emergência, funcionam como leitos de série intensiva, onde todas as emergências da cidade chegam. Esses leitos estão 100% ocupados, com pacientes de Covid-19 entubado, aguardando vaga na Central de Regulação de Oferta de Serviço de Saúde (Cross).

No entanto, como o aumento de casos e internações também ocorrem em outras cidades da região, não há vagas para os hospitais que integram o sistema de regulação, como a Unicamp, PUC, Mario Gatti e Estadual de Sumaré.

“Esses hospitais tem sempre dado respostas negativas, porque eles não têm vagas, estão com lotação máxima”, explicou o diretor clínico.

Em vista disso, na tarde de ontem o Hospital Bom Samaritano, junto com a Prefeitura, providenciaram mais dois leitos de urgência e emergência, com respiradores que estavam em estoque, totalizando quatro leitos à disposição da população. Mas, com a alta demanda de enfermos, todos já foram ocupados.

Outros dois leitos de urgência e emergência devem ser montados nos próximos dias no Pronto Socorro Municipal, a fim de dar suporte ao Hospital Bom Samaritano.

Comentários

Veja também