Pesquisar
Close this search box.

Líder do campeonato, Verstappen conquista 8ª vitória consecutiva na F1

Após largar em sexto, holandês chegou em 1º lugar no GP da Bélgica.

Por: Correio Nogueirense
31/07/2023
Foto: REUTERS/Johanna Geron

Reuters – O líder da Fórmula 1, Max Verstappen, correu do sexto lugar no grid para a esmagadora oitava vitória consecutiva neste domingo, com Sergio Perez em um distante segundo lugar para selar a dobradinha no Grande Prêmio da Bélgica para desenfreado Red Bull.

A 13ª vitória consecutiva da Red Bull fez da equipe a primeira em 73 anos de história do esporte a vencer as primeiras 12 corridas de uma temporada, uma a mais do que a McLaren conseguiu em 1988 com Ayrton Senna e Alain Prost.

Verstappen ampliou sua liderança no campeonato sobre Perez para 125 pontos – o equivalente a cinco vitórias – depois de receber a bandeira quadriculada 22,3 segundos à frente do mexicano, que largou na primeira linha.

“Eu sabia que tínhamos um ótimo carro, era apenas sobre sobreviver na curva um”, disse o bicampeão mundial, que já venceu na Bélgica por três anos consecutivos, incluindo o 14º no grid no ano passado.

“A partir daí, fizemos as ultrapassagens e movimentos certos.”

O holandês nascido na Bélgica está caminhando para um terceiro título com muitas corridas pela frente, a única dúvida real é onde ele pode selá-lo e rasgar o livro dos recordes pelo caminho.

A próxima corrida é o Grande Prêmio da Holanda em casa no final de agosto, onde ele pode igualar o recorde de 2013 do agora aposentado tetracampeão Sebastian Vettel, de nove vitórias consecutivas em uma temporada.

Charles Leclerc, que largou na pole para a Ferrari, completou o pódio com Lewis Hamilton em quarto e garantindo a volta mais rápida para a Mercedes.

A dobradinha foi a quinta da Red Bull na temporada e tão confortável para Verstappen que suas conversas de rádio com o engenheiro de corrida Gianpiero Lambiase forneceram muito mais assunto.

Eles também mostraram sua confiança suprema, mesmo que parte dela não fosse totalmente séria.

“Eu também poderia seguir em frente e fazer outra parada? Um pouco de treinamento de pit stop”, sugeriu Verstappen com 14 voltas restantes.

“Não, não desta vez”, foi a resposta.

Lambiase havia dito anteriormente a Verstappen para “usar a cabeça um pouco mais” e questionou se tinha sido sensato para o piloto forçar tanto os pneus em sua volta após uma parada.

“Max, por favor, siga minhas instruções e confie nelas”, disse Lambiase ao piloto na volta 12, depois que sua palavra foi questionada.

INÍCIO AGRESSIVO

Perez fez uma largada agressiva de segundo no grid, ficando atrás de Leclerc na curva apertada, abrindo La Source e depois passando na reta de Kemmel para assumir a liderança.

Verstappen já estava em quarto e perseguindo Hamilton.

Ele ultrapassou o heptacampeão mundial na volta seis em Les Combes e fez um movimento semelhante em Leclerc três voltas depois no mesmo local para iniciar a perseguição de Perez e uma batalha privada da Red Bull.

Na volta 16, depois de ambos terem parado com a parada de Verstappen meio segundo mais rápida, o piloto holandês estava bem atrás de Perez e perfeitamente posicionado para ultrapassar o mexicano na reta de Kemmel e se afastar.

Perez nunca mais teve outra chance depois disso.

Fernando Alonso foi o quinto para a Aston Martin, à frente de George Russell, da Mercedes, Lando Norris, da McLaren, e Esteban Ocon, da Alpine.

Lance Stroll foi o nono para a Aston Martin e Yuki Tsunoda conquistou o ponto final para a AlphaTauri.

A Red Bull agora lidera a Mercedes na classificação de construtores por impressionantes 256 pontos.

Oscar Piastri, da McLaren, foi a primeira vítima da corrida, o estreante australiano parou na lateral da pista depois que Carlos Sainz, da Ferrari, o apertou contra a parede em La Source na primeira volta.

“Eu não sei o que ele estava fazendo. Eu estava lá e ele simplesmente se virou como se eu não existisse”, disse o novato australiano que terminou em segundo no sprint de sábado.

O sidepod de Sainz foi furado no contato e o espanhol caiu no campo antes de parar para desistir no final da volta 23, com o carro parado na garagem.

Comentários

Veja também