Uma campanha de conscientização sobre o descarte correto do lixo foi realizada na estrada rural “Dito Mendes” pelas secretarias de Meio Ambiente, Secretaria de Agricultura, Segurança Pública e Obras, nesta quarta (9). Panfletos foram distribuídos e uma nova placa foi instalada no local.
Rotatória do Dito Mendes e no bairro Parada, próximo à Igreja Nossa Senhora Aparecida, estão entre os locais com maior incidência de infrações. A multa é de aproximadamente R$2 mil.
O parlamentar e líder do governo na Casa Legislativa Guilherme Carlini (MDB) esteve no local. “Estamos aqui no trevo da estrada do Dito Mendes, um lugar conhecido pelo descarte irregular de lixo. Foi feita aqui uma ação da Prefeitura em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria de Agricultura, Secretaria de Segurança Pública e Secretaria de Obras. Foi realizado aqui um trabalho de limpeza do lugar, foi colocada uma nova placa, porque a que tinha aqui já tinha sido queimada, né?”.
Ele continua: “O pessoal da Postura está aqui com a gente, eles vão fazer um trabalho aqui de conscientização para o pessoal que passa diariamente aqui e mostrar a eles onde eles podem estar descartando esse lixo e firmar que aqui não é um lugar de descarte de nenhum tipo de lixo, né?”.
André Cardona fiscal de Postura do município, fala da importância da conscientização da população em não jogar lixo em local inapropriado. “A fiscalização está aqui para conscientizar os moradores que passam pela estrada aqui no trevo de que aqui não é um local de descarte de lixo e muito menos de entulho. Existem as leis municipais que proíbem esse tipo de ação. Nós da Prefeitura contamos com todos os moradores, se possível, verificar se alguém está descartando entulho, fazer vídeo, encaminhar para a ouvidoria, que vai vir para o departamento de fiscalização de Posturas, onde vai sofrer autuações”.
Carlini faz um agradecimento ao prefeito Lucas Sia. “Quero então fazer um agradecimento ao prefeito que disponibilizou todas as equipes dele para estarem aqui fazendo esse belo trabalho e a gente espera que isso seja mantido”.
Apesar das recorrentes limpezas realizadas pela Prefeitura nesses pontos, com equipes trabalhando de forma contínua para manter os locais limpos e protegidos, o problema persiste.
A Secretaria de Comunicação também tem atuado nos últimos quatro anos em campanhas de conscientização, promovendo o respeito ao meio ambiente e destacando os danos causados pelo descarte irresponsável.
Contudo, é fundamental que parte da população se conscientize e contribua para manter a cidade limpa.
Denuncie o descarte irregular
A população também pode ajudar a combater o descarte irregular fazendo denúncias, enviando fotos e vídeos dos locais afetados.
Denúncias podem ser feitas por meio dos seguintes canais:
• Ouvidoria: (19) 3827-9710 (WhatsApp)
• Guarda Civil Municipal (GCM): 153 ou (19) 3877-2353 (WhatsApp)
Após o registro das ocorrências de descarte irregular pelas Secretarias envolvidas, os casos são encaminhados ao Departamento de Fiscalização de Posturas, responsável pela aplicação das multas. A administração municipal reforça que esse comportamento infringe a legislação vigente e compromete a saúde pública, o solo e a qualidade da água.