Pesquisar
Close this search box.

Lucas Sia adota medidas para implantação de Casa da Juventude em Artur Nogueira

Município poderá contar com um espaço multiuso de apoio ao público jovem, com cursos e incentivo ao empreendedorismo.

Por: Correio Nogueirense
19/05/2021
Foto: Divulgação/Prefeitura de Artur Nogueira

O prefeito Lucas Sia (PSD) apresentou um Projeto de Lei (PL) com o intuito da criação de um Conselho Municipal de Juventude em Artur Nogueira aos vereadores nogueirenses. A elaboração do documento vai de encontro com as medidas necessárias para a implantação de uma Casa da Juventude na cidade. O projeto, do Governo do Estado de São Paulo, visa oferecer às cidades um espaço multiuso de apoio ao público jovem no início da vida profissional, com cursos e especializações. A reunião aconteceu, no fim da tarde desta terça-feira (18), no Salão Nobre da Câmara Municipal.

Além de Sia (PSD), estiveram presentes na Casa de Leis o vice-prefeito Davi Fernandes (PSDB), o subsecretário da Juventude do Estado de São Paulo, Luiz Chrysostomo de Oliveira, a chefe de Gabinete Mayra Barbosa, a presidente do PSDB em Artur Nogueira Gabriela Montoya, membros do Núcleo de Gestão Estratégica de Projetos Integradores (Nugepi) e os edis.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Artur Nogueira

“Acreditamos em nossos jovens e o Conselho e a Casa da Juventude os ajudarão na busca por oportunidades de emprego e renda com ações voltadas para a qualificação profissional, economia criativa, empreendedorismo e convivência. Aproveitamos a vinda do subsecretário para manifestarmos nosso interesse em trazer o projeto para Artur Nogueira, e temos trabalhado para isso”, destacou Sia. Assim, com a presença de Chrysostomo, houve a entrega do documento oficializando a intenção de trazer o Projeto “Casa da Juventude” à cidade.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Artur Nogueira

Para implantar a Casa da Juventude é necessário que o município tenha menos de 150 mil habitantes, possua Conselho da Juventude e protocole um ofício junto ao Estado com o interesse em participar do Projeto.

COMO FUNCIONA?
O Projeto de Lei será votado em sessão da Câmara para decidir sobre a criação, composição, competência e funcionamento do Conselho da Juventude. Caso aprovado pela Câmara de Vereadores e quando criado um Conselho Municipal da Juventude na cidade, o prefeito irá formalizar o pedido de implantação da Casa da Juventude ao Governo do Estado – que já foi sinalizado durante visita do subsecretário. O Estado, por sua vez, irá analisar a viabilidade de trazer o projeto para Artur Nogueira.

A Prefeitura deve indicar terrenos e ficará responsável pela aquisição de móveis e demais equipamentos. O prazo médio para a entrega de cada unidade é de oito meses.

O QUE A CASA OFERECE
Na Casa da Juventude serão instalados equipamentos de ações de incentivo à qualificação, empreendedorismo, busca de oportunidades de emprego e renda e área de trabalho colaborativo, estimulando a criação de novos projetos e negócios entre o público juvenil.

Além de cursos, a Casa da Juventude incentivará o coworking com área projetada especificamente para o trabalho colaborativo, garantindo que os jovens possam desenvolver projetos empresariais em diversos setores.

Para a qualificação profissional, o Estado oferece as modalidades Expresso e Estágio do Novotec, com cursos técnicos e profissionalizantes gratuitos, além de um ambiente para desenvolvimento de modelos de negócios sustentáveis e startups. A Casa da Juventude também são unidades acadêmicas e operacionais para atividades presenciais de cursos oferecidos pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

Além disso, é apresentado aos participantes um conjunto de negócios baseados em capital cultural e criatividade empreendedora. O objetivo é oferecer formação em economia criativa e práticas de transformação digital, além de oferecer cursos com metodologia apropriada para o ensino de robótica, tecnologias da informação e tecnologias aplicadas a design, animação e games, entre outros.

Comentários

Veja também