Musicalização Infantil é um poderoso instrumento de educação. Desenvolve na criança a sensibilidade musical, a concentração, a coordenação motora, a sociabilização, a acuidade auditiva, o respeito a si próprio e ao grupo, a destreza do raciocínio, a disciplina pessoal, o equilíbrio emocional dentre outras qualidades que colaboram na formação do indivíduo.
Até mesmo antes de nascer, no útero materno, uma criança já toma contato com elementos fundamentais da música como o ritmo, através das vibrações e pulsações do coração da mãe como explica o Maestro Ricardo Michelino.
“O desenvolvimento musical, inicia-se ainda no ventre da mãe através da prática musical da genitora que pode se dar desde a música de louvor até mesmo com as musicas de rádio e televisão. Hoje em dia já existem cursos de musicalização no ventre, desta forma pode-se iniciar o processo de musicalização até mesmo antes de se ter nascido”, explica.
Musicalizar uma criança nada mais é do que despertar nela à sua expressão espontânea. É sensibilizar e desenvolver aquilo que ela já é capaz de fazer, e aos poucos ir organizando as informações.
A maioria das crianças que estão tendo aula de música em suas escolas, na verdade a encara como um momento de distração e entretenimento. Mesmo a escola que possui um profissional competente para tal função, é comum encontrar nas crianças um distanciamento com a realidade da cultura musical, explica.
Muitos pais procuram na música, um escape para a criança se ocupar mentalmente sem saber o seu verdadeiro valor. “Existem poucas pessoas que têm a real noção do fazer musical, de um modo geral os pais procuram mais uma atividade para ocupar o filho ou até mesmo uma pseudo ideia de profissionalização do mesmo”, ressalta.
Segundo Michelino, além dos conceitos musicais, a aula tem a condição de desenvolver a coordenação motora, a inteligência musical, a sociabilização, a colaboração mútua, a liderança, a criatividade, a imaginação e o trabalho em equipe.
“Os benefícios são infinitos, principalmente no desenvolvimento cognitivo que especificamente resume-se em habilidades cerebrais/mentais necessárias para a obtenção de conhecimento sobre o mundo. Tais habilidades envolvem pensamento, raciocínio, abstração, linguagem, memória, atenção, criatividade, capacidade de resolução de problemas, coordenação motora entre outras funções”.