Pesquisar
Close this search box.

Maiara Kzam e vereadora de Limeira Mariana Calsa participam de evento na Alesp

O evento “Meninas no Plenário: Rumo à Dignidade Menstrual” foi transmitido ao vivo no canal da Alesp no YouTube e pela TV Alesp, teve como objetivo discutir a importância do combate à pobreza menstrual, que inclui a distribuição de absorventes para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Por: Correio Nogueirense
20/11/2021

Maiara Camargo Kzam acompanhou a vereadora Mariana Calsa nesta sexta (19), no evento “Meninas no Plenário: Rumo à Dignidade Menstrual” na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O evento foi promovido pela Girl Up em parceria com a deputada estadual Marina Helou e com a vereadora de Limeira.

O objetivo foi discutir a importância do combate à pobreza menstrual, que inclui a distribuição de absorventes para pessoas em situação de vulnerabilidade. O Plenário Dom Pedro I recebeu 9 especialistas divididos em três painéis. Em pouco mais de 4 horas, os convidados relacionaram como as políticas públicas de promoção da dignidade menstrual podem diminuir os problemas de saúde, educação e saneamento básico.

Limeira foi citada como uma das primeiras cidades na aprovação e sanção do projeto de lei sobre o tema. Na abertura, Mariana Calsa destacou a importância das mulheres na luta pela dignidade menstrual. “Debater esse assunto é de extrema importância nos dias de hoje para fortalecer as pautas das mulheres e das meninas”, destacou a vereadora.

A coordenadora do Comitê Regional da Frente Parlamentar de Combate ao Abuso e Violência Domésticos de Artur Nogueira e coordenadora dos Direitos da Mulher, Maiara Camargo Kzam, falou sobre a importância de participar do evento. “Estar em um evento representando meu município com a temática pobreza menstrual que abrange a falta de conhecimento sobre cuidados com a menstruação e a falta de infraestrutura e escassez de recursos voltados ao cuidado menstrual. É de ficar cheia de orgulho e com o coração repleto de alegria em ver meninas e mulheres e representantes do poder legislativo em um único evento levantando a luta pela dignidade menstrual. Um processo natural do corpo feminino, é um tabu em meio ao resto da sociedade e é um assunto rodeado de desinformação”.

De acordo com dados oferecidos pela ONU, uma em cada 10 meninas faltam à aula no período menstrual, por causa da falta de acesso aos produtos de higiene pessoal no Brasil e em todo mundo. “Sabemos que saúde menstrual não é luxo e que podemos ser mudança na vida de mulheres e meninas com o desenvolvimento de muitas ações”, destacou Maiara.

Segundo Maiara, ela luta para que a menstruação não seja um fator limitante na vida de nenhuma mulher de Artur Nogueira, “para tanto, queremos aliar práticas com educação para possibilitar que todos possam viver sua menstruação com autonomia, unir os entusiastas e ativistas da causa para compartilharem suas boas práticas alcançando maior impacto conectando e agindo com iniciativas de dignidade menstrual”.

O evento foi transmitido ao vivo no canal da Alesp no YouTube e pela TV Alesp.

Comentários

Veja também