Mais de 800 alunos da rede municipal de Sumaré já receberam capacitação pelo Projeto Lei Lucas (nº 13.722/2018) – desenvolvido pela Prefeitura, por meio das Secretarias de Saúde e Educação. A Lei tem o objetivo de capacitar professores, funcionários da Educação e alunos do 4º ano em primeiros socorros, visando salvar vidas nas escolas. Os trabalhos tiveram início no dia 05 de agosto e até o momento foram realizados nas Escolas Municipais José de Anchieta, Oswaldo Roncolatto, Dona Augusta Ravagnani Basso, Residencial Parque Regina, Neusa de Souza Campos, Alfredo Costa Donaire, e na tarde deste dia 28, na Nilza Thomazini (fotos). “Reforçamos o compromisso de oferecer essa capacitação visando salvar a vida de nossas crianças nas escolas sumareenses”, explicou o prefeito Luiz Dalben.
O curso está sendo ministrado por integrantes do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e Bombeiro Civil de Sumaré e conta com parceria das escolas de Enfermagem Arquimedes, Camp Care, ETEP Novo Horizonte e Etec Futuro; Bombeiro Civil, CETESEG e PUC Campinas. O treinamento inclui oficinas práticas sobre como agir corretamente nas situações de convulsões, sangramento nasal, parada cardíaca, entre outras ocorrências.
De acordo com estatísticas, cerca de 700 crianças morrem anualmente vítimas de sufocação, engasgamento ou asfixia – termos utilizados para caracterizar a dificuldade de respirar devido à presença de corpos estranhos na garganta.
Os trabalhos acontecem nos períodos da manhã e à tarde, toda segunda e quarta. Ao término de cada capacitação, a Secretaria de Educação emite certificado de participação, tanto aos professores como para os alunos.
CRONOGRAMA PROJETO LEI LUCAS (4º ano)