Mal-estar e direito de resposta: Vereadores se desentendem devido a indicações e ofícios na Casa Legislativa de Artur Nogueira

Na ocasião, Tiago Vigna afirmou que, quando faz indicações que despertam o interesse de outros vereadores, isso mostra que está no caminho certo. O vereador Beto Baiano, por sua vez, respondeu que trabalha com documentos.

Por: Correio Nogueirense
12/03/2025

Tiago Vigna (PSD) e Beto Baiano (PRD) se desentenderam em meio a indicações e ofícios na Câmara Municipal de Artur Nogueira.

O impasse foi levado até o plenário da Casa Legislativa do município na sessão ordinária realizada nesta segunda (10). Na ocasião, Vigna afirmou que, quando faz indicações que despertam o interesse de outros vereadores, isso mostra que está no caminho certo. O vereador Beto Baiano, por sua vez, respondeu que trabalha com documentos.

O presidente da Casa de Leis, Henrique Teles, teve que intervir no debate. “Só para alinhar a questão de indicação que eu venho percebendo nos últimos dias, na secretaria vem tendo alguns problemas com indicações e ofícios, então ninguém pode fazer outra indicação que já foi feita pelo vereador, cada vereador tem acesso à secretária, tem acesso às indicações, tem acesso às secretarias, e a todas as dificuldades do município”.

Ele continua: “Só que a Câmara só acata quem chega primeiro solicitando aquela indicação, certo? Existe uma coisa que nós temos que alinhar nessa Casa, é uma data, se um vereador fez uma indicação na data eu falo para todos e para mim também que sou vereador e também faço indicações, e eu acho que é o justo a ser feito nessa casa, e se preciso for eu alinho também com a mídia da cidade para que isso funcione de forma certa. Porque eu não sei qual é o caso ainda, mas vou analisar com o jurídico. O que não pode é eu fazer uma indicação na data do dia 5, o outro vereador fazer um ofício na data do dia 6, e o ofício do vereador sobressair a indicação do vereador que fez anterior. Isso é para todos e é uma opinião minha, mas é algo que devemos sentar com o jurídico dessa Casa para que todos falem a mesma língua”, explica o presidente da Casa.

Um dos temas abordados na fala livre pelo edil Tiago Vigna foi a questão de indicações. “Eu acho que quando a gente começa a fazer indicações aqui nessa casa, desperta o interesse de outros vereadores para fazer ofícios em matéria. Isso mostra que eu estou no caminho certo, isso mostra que as minhas indicações são de relevância para a melhoria da nossa cidade, para a melhoria dos nossos munícipes e que vai fazer a diferença na vida dessas pessoas. Então, isso me dá cada vez mais força para continuar seguindo meu trabalho, fazendo as indicações e continuar trabalhando pela melhoria do nosso município”.

Após sua vez chegar, durante a fala livre, o vereador Beto Baiano respondeu ao seu companheiro de bancada. “Eu quero esclarecer a fala do nosso amigo colega vereador que ele citou que tem vereador fazendo ofício em cima de indicação, eu acho que ele está completamente enganado, se foi para dar em mim, não tô fazendo”.

Segundo Beto, ele diz que trabalha com documentos. “Eu trabalho com a verdade, eu cheguei nessa casa para fazer uma indicação. Cheguei e falei com o Rodrigo (funcionário da secretaria da Câmara Municipal de Artur Nogueira ), tem indicação de canaleta nessa rua?: ‘Ele falou, não tem’. Beto pede ao funcionário: ‘Então faz uma indicação para mim’. Tá aqui a verdade, indicação, eu já tinha feito um ofício um dias antes, no período da tarde eu passei lá, já tava fazendo, eu falei: ‘Rodrigo cancela a indicação'”.

Beto continua: Agora, se o vereador (Tiago) tiver a indicação de canaleta, eu retiro minha matéria e rasgo (nesse momento, o vereador Beto Baiano rasga uma folha). Eu trabalho com a verdade, o nobre colega vereador tem lá recapeamento, se aquilo for recapeamento, eu não sei o que significa recapeamento”.

Beto faz um agradecimento ao secretário. “Tenho que agradecer ao secretário por fazer a canaleta, agradecer ao vereador que esteve lá cobrando também melhoria, né? O que foi feito até o momento lá é um ofício do vereador Beto Baiano e uma operação Tapa Buraco no local”.

“Desculpa vereador, mas eu trabalho com documento, trabalho com a verdade, se tiver indicação sua lá, eu retiro a minha matéria que foi feita hoje (segunda-feira, 10)”, diz o vereador Beto Baiano.

Nesse momento, o presidente da Casa, Henrique Telles, mais uma vez intervém no debate. “Só para pegar esse caso, eu vou sentar com o jurídico e pegar as duas indicações que foram feitas em relação à data, ao objetivo e foco da indicação e sento com os dois vereadores para discutir fora da sessão, pode ser?”.

O vereador Tiago Vigna pede um direito de resposta, o presidente afirma que isso não está previsto no regimento interno da Casa Legislativa, mas que consederia ao edil.

“Bom, quero deixar bem claro aqui, que eu não disse qual indicação que foi, eu não sei porque você (Beto Baiano) falou justamente sobre essa indicação da rua Japão tá, então não tem o porquê fazer uma comparação entre as duas, mas eu posso citar até outras duas indicações e eu estou aqui para falar com a verdade. Inclusive tem os áudios do nobre vereador me pedindo para assinar comigo que era uma indicação que eu já fiz antes, então, eu não citei o seu nome eu não falei de você e não falei qual indicação que era, então foi uma inverdade você ter falado sobre esta indicação da rua Japão sendo que eu possuo outras indicações, só isso que eu queria deixar bem claro”.

Beto também pediu ao presidente o direito de resposta, argumentando que também teria direito e o chefe do legislativo concedeu o direito.
“O vereador falou sim da indicação e falou do ofício, eu pedi para o vereador”.

Beto usou como exemplo uma indicação que, segundo o ex-presidente da Casa, Vigna já teria protocolado e não teria autorizado ele assinar junto.
“Cheguei nessa casa aqui, representei uma indicação, o menino (funcionário da Casa Legislativa) falou: ‘Referente à guarda? Acabou de largar um aqui’. Eu falei: ‘Tiago, vereador, posso assinar com você?’. ‘Ele falou assim, não pode assinar’. Vou assinar sozinho porque algum vereador pediu, ok’. O que fiz, eu antes de pedir para ele, eu já tinha feito um ofício e esses ofícios todos eu encaminho para o jornal. Eu estava na Bahia a passeio, ele pediu para eu assinar o ofício com ele, eu falei que poderia assinar. Inclusive, acho que eu tenho 8 a 10 ofícios assinados com o vereador. Eu assinei um ofício junto com uma indicação com ele, só que trabalhei com meu ofício. Ofício, eu posso trabalhar, não posso com duas indicações juntas”.

Beto baiano diz que daqui para frente, caso o vereador Tiago Vigna queira, eles podem assinar juntos as indicações. “Dou os parabéns para você pela indicação”. Ele continua: “Quanto mais a gente trabalhar em conjunto, melhor para a nossa cidade e para nossa população”.

Comentários

Veja também