Pesquisar
Close this search box.

Março sem Dengue: 2 bairros recebem visitas de agentes neste sábado em Artur Nogueira

Agentes realizarão mutirões para eliminar focos do mosquito nos bairros Parque dos Ipês e Parque das Flores.

Por: Correio Nogueirense
07/03/2023
Foto: Divulgação/Prefeitura de Artur Nogueira

A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Unidade de Vigilância em Saúde (VISA), iniciará a Campanha “Março sem Dengue” com mutirões nos bairros Parque dos Ipês e Parque das Flores neste sábado (11).

A VISA pede para que a população colabore com a ação, liberando a vistoria de casas e estabelecimentos pelos agentes devidamente identificados.

MARÇO SEM DENGUE

Durante todo o mês, o departamento intensificará as ações de combate à doença, com mutirões também nos sábados seguintes, 18 e 25 de março.

A ideia é orientar a população sobre os perigos do inseto e evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite doenças como dengue, zika e chikungunya. A campanha está sendo veiculada nas redes sociais e site oficial da Prefeitura, e na mídia local.

Em ações anteriores realizadas esse ano, foram atendidos os bairros Jardim do Lago, Jardim Jatobá, Itamaraty, Bom Jardim, Jardim Leonor, Bela Vista I e Bela Vista II. Os próximos pontos serão divulgados em breve pelos canais oficiais de comunicação da Prefeitura.

De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde, Milena Sia Perin, os mutirões acontecem exclusivamente aos sábados para garantir que mais pessoas estejam em casa para receber as equipes.

SINTOMAS E PREVENÇÃO

Os sintomas de dengue, chikungunya ou zika são semelhantes. Eles incluem febre de início abrupto acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele, manchas vermelhas pelo corpo, além de náuseas, vômitos e dores abdominais.

A orientação é para que a população procure a unidade ou serviço de saúde mais próximo de sua residência assim que surgirem os primeiros sintomas.

A prevenção é a melhor forma de combater a doença. Evitar água parada, esvaziar garrafas, não estocar pneus em áreas descobertas, não acumular água em lajes ou calhas, colocar areia nos vasos de planta e cobrir bem tonéis e caixas d’água são algumas iniciativas básicas para evitar a proliferação do vetor.

Todo local de água parada deve ser eliminado, pois é lá que o mosquito transmissor coloca os seus ovos.

*Com informações do Ministério da Saúde

Comentários

Veja também