Max Verstappen conquista a sua primeira vitória de 2025

O campeão mundial segurou a dupla da McLaren, Lando Norris e Oscar Piastri, para garantir a quarta vitória consecutiva no Circuito de Suzuka.

Por: Correio Nogueirense
06/04/2025

Max Verstappen marcou sua primeira vitória da temporada de 2025 no Grande Prêmio do Japão, na madrugada deste domingo (6). O campeão mundial segurou a dupla da McLaren, Lando Norris e Oscar Piastri, para garantir a quarta vitória consecutiva no Circuito de Suzuka.

Depois de fazer uma largada forte na pole position, Verstappen manteve a liderança sobre as McLarens durante as voltas iniciais. No pit stop a equipe do holandês realizou uma parada lenta e viu Norris – que havia parado na mesma volta – tentar ir lado a lado na saída do pit, resultando no piloto da McLaren tendo que ir para a grama enquanto Verstappen permaneceu à frente.

Enquanto ambos os pilotos expressaram sua infelicidade sobre o incidente pelo rádio das equipes, os comissários optaram por não investigar e Verstappen permaneceu à frente de Norris conforme a corrida progredia, construindo uma lacuna de volta para o britânico.

No entanto, a batalha aumentou nas últimas 10 voltas quando Piastri se aproximou de Norris – levando este último a aumentar seu ritmo e começar a diminuir a vantagem de Verstappen. No final das contas, não foi o suficiente, com Verstappen cruzando a linha à frente de Norris para vencer sua 64ª vitória de Grande Prêmio.

O segundo lugar de Norris parecia estar ameaçado por seu companheiro de equipe nas voltas finais, mas, como o rendimento do australiano caiu nas voltas finais, as posições permaneceram as mesmas, com Piastri tendo que se contentar com o terceiro em seu aniversário de 24 anos.

Charles Leclerc conquistou o quarto lugar pela Ferrari, à frente da dupla da Mercedes, George Russell e Kimi Antonelli, o último teve uma corrida impressionante na liderança durante a fase de pit stop depois de ir longe em seu turno de abertura.

Lewis Hamilton aumentou a contagem da Scuderia em sétimo, enquanto o novato Isack Hadjar conquistou seus primeiros pontos da temporada com uma corrida sólida para a Racing Bulls em oitavo. Alex Albon seguiu em nono pela Williams, com Ollie Bearman da Haas conquistou o ponto final na 10º.

Quem ficou de fora foi Fernando Alonso, embora o piloto da Aston Martin, sem dúvida, fique satisfeito por estar classificado depois de não terminar durante os dois primeiros Grandes Prêmios.

Yuki Tsunoda ficou em 12º na estreia na Red Bull, um resultado com o qual o piloto japonês talvez não esteja feliz por não conseguir marcar pontos, embora ele ainda tenha ganhado o prêmio de Piloto do Dia dos fãs.

O ex-companheiro de equipe de Tsunoda, Pierre Gasly, ficou em 13º pela Alpine, à frente de Carlos Sainz na Williams e outra Alpine de Jack Doohan em 15º. Nico Hulkenberg seguiu em 16º pela Kick Sauber, enquanto Liam Lawsom, que retornou a
Racing Bulls, após apenas dois Grandes Prêmios na Red Bull nesta temporada, cruzou a linha de chegada em 17º lugar.

Esteban Ocon conquistou a 18ª posição pela Haas, enquanto Gabriel Bortoleto da Kick Sauber e o Aston Martin de Lance Stroll completaram a ordem em 19º e 20º, respectivamente.

Em termos de campeonato, a vitória de Verstappen significa que ele está agora apenas um ponto atrás de Norris no topo da classificação, com Piastri subindo para o terceiro lugar à frente de Russell.

Comentários

Veja também