Pesquisar
Close this search box.

Melhor Idade de Sumaré se prepara para segundo semestre cheio de atividades

Desde o início da atual gestão, o número de idosos atendidos dentro do programa da Melhor Idade vem apresentando significativo crescimento.

Por: Correio Nogueirense
05/08/2019
Foto: Prefeitura de Sumaré

Após um semestre cheio de atividades, os mais de 1.300 integrantes dos 14 grupos da Melhor Idade retomam os encontros semanais a partir de hoje, dia 5. E eles terão um semestre cheio de atividades: em setembro acontece a Semana do Idoso; nos meses de outubro e novembro as campanhas de prevenção ao câncer de Mama e de Próstata, com o Outubro Rosa e o Novembro Azul; e no mês de dezembro a participação de todos os grupos no Natal Itinerante do Bem.

Por meio do Fundo Social de Solidariedade, as atividades de proteção e inclusão social da Melhor Idade acontecem o ano todo em Sumaré, nos grupos regionalizados, no CCTI (Centro de Convivência da Terceira Idade) e no Centro de Longevidade. Desde o início da atual gestão, o número de idosos atendidos dentro do programa da Melhor Idade vem apresentando significativo crescimento. Basta lembrar que, no final de 2016, eram menos de 500 pessoas.

No CCTI, o público atendido vem de todas as regiões da cidade. Num espaço amplo e confortável, são oferecidas diversas atividades que envolvem desde a parte física, que são as aulas de hidroginástica, ginástica localizada, ritmos, dança de salão e voleibol adaptado; até atividades musicais e artísticas, como fanfarra e teatro. Nos demais grupos da Melhor Idade que se reúnem semanalmente nas demais instalações de Sumaré, são realizadas atividades como bingo, artesanato e palestras.

“É nosso dever, enquanto Poder Público e enquanto cidadãos de bem, garantir aos idosos a proteção à vida e à saúde, um envelhecimento saudável e em condições de dignidade. Temos de chamar a atenção da sociedade para este assunto e também conscientizar nossa Melhor Idade para que não permita qualquer tratamento desrespeitoso. Eles merecem nosso cuidado e gratidão”, destaca o prefeito Luiz Dalben.

Já o Centro de Longevidade de Sumaré, inaugurado em julho de 2017, trabalha com a medicina preventiva junto a moradores acima de 50 anos. O espaço conta agora com 13 especialidades: cardiologia, vascular, dermatologia, geriatria, clínica geral, ortopedia, endocrinologia, urologia, fisioterapia, acupuntura, odontologia, psicologia e nutricionista. Para agendar uma consulta, os moradores acima de 50 anos devem comparecer à unidade de saúde especializada, que fica anexa ao Centro Administrativo de Nova Veneza, na Avenida Brasil, nº 1.111.

“Essa é mais uma iniciativa no sentido de humanizar o atendimento à Melhor Idade no nosso município, oferecendo diversas especialidades médicas em um espaço totalmente personalizado e acolhedor. Proteger e cuidar dos idosos é um compromisso da atual gestão”, ressaltou Mara Dalben, presidente do Fundo Social de Solidariedade de Sumaré, órgão idealizador das unidades de saúde especializadas.

Os idosos também podem participar do “Beabá”, uma das oficinas oferecidas pelo Projeto Fortalecer, iniciativa inédita da Prefeitura de Sumaré. É também a realização de um sonho, em especial para uma das professoras e idealizadora do projeto, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, dona Mara Dalben, que é formada em Ciências Sociais.

Além do Beabá, o projeto Fortalecer – que visa contribuir para a qualificação profissional de idosos e outros grupos, ampliando as oportunidades de geração de renda para suas famílias – conta com diversas outras oficinas, totalmente gratuitas, em quatro núcleos: Nova Veneza (CCTI), Ipiranga, Bom Retiro e Angelo Tomazin. Os interessados podem procurar pelos responsáveis em cada local ou ligar para o Fundo Social de Solidariedade. Os números são (19) 3883-5282 / 3828-3495.

Comentários

Veja também

Nenhum artigo foi encontrado
Nenhum artigo foi encontrado