A rede 5G é a quinta geração das redes móveis. Trata-se de um grande salto evolutivo em relação à rede que é empregada atualmente, chamada 4G. A rede 5G vem sendo desenvolvida para comportar o crescente volume de informações trocado diariamente por bilhões de dispositivos sem fio espalhados mundialmente.
O Decano da Câmara Municipal de Artur Nogueira, Melinho Tagliari (DEM), autor da indicação nº 752/2021, solicita que o Executivo Municipal, encaminhe Projeto de Lei que institua legislação a fim de atender à receptação da tecnologia do sinal 5G, no município.
Melinho salienta que recentemente, foi realizado o leilão a respeito do serviço de frequência de transmissão 5G no Brasil, nos aproximando cada vez mais do início do serviço no país.
No entanto, diz Melinho, para haver a prestação do referido serviço, é necessário que todas as cidades brasileiras, “em especial nosso município, estejam aptas a atender tal tecnologia e, segundo a mídia nacional, poucos municípios, até o momento, estão em consonância com as necessidades”.
Ainda no documento, é necessária, a efetivação da presente medida, considerando que, atualmente, o município encontra-se inapto a receber aqueles serviços, diante da não existência de legislação específica.
“Portanto, indico que seja enviado Projeto de Lei, de modo que nosso município possa estar apto a receber a tecnologia de sinal 5G, otimizando, assim, a conexão da população à internet. Trata-se de uma tecnologia inovadora que trará benefícios ao povo nogueirense”.
Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em levantamento referente ao ano de 2018, a China tinha uma taxa de 370 habitantes por antena, enquanto em alguns municípios paulistas, com população acima de 300 mil pessoas, em 2020, as taxas de habitantes por antena eram de 3 mil.
O 5G é a tecnologia da quinta geração de internet para redes móveis que alavanca a velocidade da conectividade para celular e dispositivos inteligentes. A tecnologia é empregada também na utilização das ondas de transmissão e rádios e é difundida em vários países.