Pesquisar
Close this search box.

Melinho solicita medidas que proíba o descarte de lixos e entulhos no ‘lixão’ ao lado da garagem municipal em Artur Nogueira

Segundo o líder do governo, o descarte do lixo, trata-se de saúde pública, "sob responsabilidade dos governantes", devendo ser dada uma destinação correta e adequada a cada tipo de lixo e de detritos diversos, a qualquer custo, para proteger o meio ambiente.

Por: Correio Nogueirense
03/03/2023

O decano e líder do governo na Câmara Municipal de Artur Nogueira, Melinho Tagliari (União Brasil) encaminhou um pedido ao prefeito Lucas Sia e a secretária de meio ambiente, Tamiris Artuzi, para que, em conjunto ou isoladamente, sejam adotadas, com urgência, as medidas administrativas e necessárias visando a proibição ou regulamentação rigorosa visando a proibição de descarte de lixos e outros tipos de entulhos e dejetos no ‘lixão’ existente ao lado da garagem municipal.

Na indicação encaminhada ao Executivo Municipal, Tagliari diz que a questão ambiental, nestes dias, tão mencionadas e faladas, pela mídia é de “responsabilidade da municipalidade, que deve cuidar com firmeza e com rigorosidade, determinados atos que venham a degradar o meio ambiente, e procurar manter o nosso meio ambiente, devidamente equilibrado”.

Ainda segundo o líder do governo, a questão do descarte do lixo, trata-se de saúde pública, “sob responsabilidade dos governantes”, devendo ser dada uma destinação correta e adequada a cada tipo de lixo e de detritos diversos, a qualquer custo, para se proteger o meio ambiente.

O parlamentar lembra de ações contra a prefeitura de Artur Nogueira. “Em passado recente houveram ações contra a municipalidade, exigindo a extinção do local conhecido como o antigo lixão, por estar deteriorando o meio ambiente e saturado de dejetos”.

O vereador destaca que no local existe uma grande quantidade de descarte, em muitos casos irregulares, estando este local totalmente lotado de lixo, detritos e outros tipos de objetos.

Segundo Melinho, o local está saturado e muitos, ainda continuam depositando descartes de todo tipo, de forma irregular, “causando danos insuperáveis ao meio ambiente, que deve a todo custo ser protegido pelos poderes constituídos, usando todos os tipos de fiscalização entre outros atos administrativos e até judiciais, caso necessário, para coibir abusos e proteger a saúde de nossa população”.

Tagliari menciona no documento que é necessária uma ação urgente visando a regularização desta situação.

O líder de governo menciona que ao redor existe uma entidade assistencial, que cuida de idosos, balança municipal, garagem municipal, campo de futebol, pátio de veículos da municipalidade, “empresa de grande porte que gera uma grande quantidade de serviços à nossa sociedade e do outro lado, moradias e estrada de servidão, utilizada pelos moradores ao redor, fatos que podem ser vistos da estrada vicinal”.

“Ao se avistar a local ora indicado nos causa espanto com a altura dos detritos lá existentes e a cada dia aumenta, criando diariamente uma maior quantidade de lixos de diversos tipos, que lá são depositados, e, isto não pode continuar pois, caso contrário, onde iremos parar, além, de, a cada dia aumentar os problemas e ainda estar enfeando demasiadamente o local”, encerra Melinho.

A indicação segue para análise do Executivo Municipal.

Comentários

Veja também