Pesquisar
Close this search box.

Melinho Tagliari solicita campanha para uso responsável e eficiente da água em Artur Nogueira

Campanha de conscientização visa orientar ações para evitar desperdício de água, como forma de prevenção de racionamentos.

Por: Correio Nogueirense
10/05/2021

O vereador Melinho Tagliari (DEM), solicitou a presidente superintendente do Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (SAEAN), Gabriela Montoya e ao prefeito municipal, Lucas Sia Rissato, medidas efetivas no sentido de deflagrar junto à nossa população uma campanha de conscientização visando a economia no consumo diário de água potável. O documento foi apresentado na sessão da Câmara Municipal, desta segunda (10).

Melinho justifica no documento, que há mais de um ano, uma grande epidemia na saúde pública, com a COVID-19, afeta toda a população. “Neste período os aconselhamentos da área médica, para a proteção da saúde humana envolve uma série de protocolos com o objetivo de evitar a disseminação deste vírus, em muitas das vezes, fatal. E uma das orientações é de se lavar bem as mãos constantemente”.

Tagliari destaca que a cidade é muito carente em suas fontes de água natural, para captação, tratamento e distribuição de água potável. “Em todos os anos, há muito tempo, vimos sofrendo uma estiagem que resulta em falta de água nas torneiras de nossa população, e, muito pouco, ou quase nada tem sido feito para tentar reverter esta situação”.

A população de Artur Nogueira tem crescido muito recentemente e consequentemente o consumo de água potável, aumenta consideravelmente. “Considerando, que neste ano de 2021 as notícias não são muito animadoras, na questão da possibilidade de melhora das águas, face à dificuldade das chuvas, para aumentar a quantidade de água em nossos reservatórios, com consequente aumento na capacidade de armazenamento”, explica o vereador.

O parlamentar diz que há necessidade de recuperar a capacidade de coleta armazenamento, tratamento e distribuição de água tratada para nossa população. “Fizemos uma visita aos nossos córregos, nossas nascentes, represas, cursos d’água, locais onde captamos a água, para distribuição, poderemos ver a situação caótica que já estão estes locais”.

Tagliari justifica e solicita medidas sérias e efetivas devem ser implantadas buscando evitar um colapso na falta de água, bem como buscar a possibilidade de aumentar a estrutura dos serviços de água e consequentemente o esgoto.

“Pode ser visivelmente notado que até os brejos já estão secando, face à falta de chuvas, que afeta toda estrutura básica”.

O vereador entende como extremamente necessária a busca de parcerias, recursos financeiros, medidas, pelo menos paliativas, para poder aumentar a capacidade de coleta e armazenamento de água, para posterior distribuição à população.

Indicação segue para análise do Executivo Municipal.

Comentários

Veja também