Hoje, dia 15 de outubro, é comemorado o Dia dos Professores. A data remete a um Decreto Imperial feito por Dom Pedro I, que declara o ensino elementar no Brasil, em 1827. O Ministério da Educação (Mec) realizou em todo o país este ano O Prêmio Professores do Brasil, para retribuir os educadores do nosso país.
O Ministério da Educação realizou a 11ª edição do Prêmio Professores do Brasil (PPB). O Prêmio busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.
Este ano, 4.040 professores da educação básica da rede pública de todo o país se inscreveram no PPB. O prêmio distingue e recompensa o trabalho de docentes que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula. Hoje (15) serão divulgados os trinta vencedores e destaques da etapa regional pelo Mec.
O PPB é dividido em três etapas: estadual, regional e nacional. Na etapa estadual, os três primeiros colocados em cada categoria receberão certificados que ficarão disponíveis no próprio sistema de inscrição, cabendo ao vencedor um troféu. Na regional, são R$ 7 mil, mais troféu e viagem oferecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), autarquia vinculada ao MEC. Na categoria nacional, são mais R$ 5 mil e troféu.