Pesquisar
Close this search box.

Ministério da Saúde mostra queda em mortes no trânsito

Entre as vítimas, mortes de pedestres tiveram a maior redução.

Por: Correio Nogueirense
23/09/2018

Um levantamento inédito do Ministério da Saúde divulgado na última terça-feira (18), mostra que houve uma queda nas mortes por acidentes no trânsito. O levantamento marcou o início da Semana Nacional do Trânsito, aponta que, em seis anos, houve uma redução de 27,4% dos óbitos nas capitais do país. Em 2010 foram registrados 7.952 óbitos, contra 5.773 em 2016, o que representa uma diminuição de 2,1 mil mortes no período.

Entre os tipos de vítimas, as mortes de pedestres tiveram a maior redução (44,7%), quando comparado os mesmos anos. Os ocupantes de automóveis e os motociclistas apresentaram queda de 18% e 8%, respectivamente.

A redução dos óbitos pode estar relacionada às ações de fiscalização após a Lei Seca, que neste ano completou 10 anos de vigência. Além de mudar os hábitos dos brasileiros, a lei trouxe um maior rigor na punição e no bolso de quem a desobedece, com regras mais severas para quem misturar bebida com direção.

Segunda causa de morte entre as causas externas, os acidentes de trânsito têm maior ocorrência entre os homens jovens, com idades entre 20 a 39 anos. As principais vítimas fatais são os motociclistas, seguidos pelos ocupantes de automóveis e pedestres.

Comentários

Veja também