Pesquisar
Close this search box.

Moradores reclamam de água suja que sai da torneira em Artur Nogueira

Segundo relatos de moradores dos bairros Laranjeiras e Parque das Flores, a água está escura. Saean informou que devido à falta de água do final de semana ocorrida pela falta de energia na captação de água no Córrego Cotrins, as redes ficaram secas e, com isso, ocasionou água com coloração amarelada. Veja nota na íntegra.

Por: Correio Nogueirense
29/03/2021

Moradores de alguns bairros de Artur Nogueira, reclamam da água suja que sai da torneira de suas casas. A situação ocorre em pelo menos dois bairros: Laranjeiras e Parque das Flores.

De acordo com relatos dos moradores, o problema começou há semanas, mas se intensificou e piorou neste final de semana.

“Indignada com a água dessa cidade, que vergonha como lavar roupas em uma água suja dessa? ”, disse a dona de casa, Ingrid da Costa, 35, que mora no bairro Laranjeiras.

Já a dona de casa, Marilda da Silva, 61, que mora no Parque das Flores, disse que toda semana fica sem água.

“Essa água toda semana é assim, a gente fica dois, três dias sem água, sem fazer nada. Eu pego água em outro lugar, para cozinhar e beber. Por que com esta água daqui eu tenho nojo até de tomar banho”.

De acordo com a SAEAN, devido à falta de água do final de semana ocorrida pela falta de energia na captação de água no Córrego Cotrins, as redes ficaram secas e, com isso, ocasionou água com coloração amarelada.

A SAEAN informou também que as descargas necessárias na rede para normalizar o abastecimento já estão sendo realizadas. A previsão é que em dois dias a coloração normalize.

Confira a nota na íntegra da SAEAN

Devido a falta de água do final de semana ocorrida pela falta de energia na captação de água no Córrego Cotrins, as redes ficaram secas e, com isso, ocasionou água com coloração amarelada.

As descargas necessárias na rede para normalizar o abastecimento já estão sendo realizadas. A previsão é que em dois dias a coloração normalize.

Não haverá desconto em boletos, visto que a mudança temporária na coloração da água durante os reparos e a alteração da cor não tem relação com a qualidade da água, mas sim uma consequência exclusiva da obra.

 

Aumento da tarifa

A tarifa de água aplicada pelo Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean) será reajustada. A resolução da Agência Reguladora PCJ (ARES-PCJ) foi emitida no dia 25 de fevereiro e entrará em vigor a partir de abril de 2021. O reajuste de 9,44% será aplicado em todas as categorias e faixas de consumo no município.

Segundo a presidente do Saean Gabriela Montoya, a mudança na tarifa acontecerá em outros municípios da região. “O último reajuste foi feito em  2017. A autarquia está seguindo uma decisão da ARES-PCJ não apenas para Artur Nogueira, mas também para as cidades associadas à Agência”, comenta a superintendente.

Por meio de uma fórmula paramétrica é avaliada a evolução dos últimos 12 meses de atividade do órgão responsável pelos serviços, calculada a defasagem da tarifa média praticada e projetados os custos e investimentos a serem realizados. São consideradas despesas com materiais, salário de funcionários, energia elétrica, investimentos, entre outros.

Para fins de divulgação, o Saean afixará as tabelas com os novos valores das tarifas de água e esgoto, em local de fácil acesso, via site dos órgãos públicos competentes e através de mensagens em contas/faturas.

A Lei Federal 11.445/2007 estabelece que a definição e reajuste das tarifas e preços públicos desses serviços é função do órgão responsável pela regulação e fiscalização dos serviços, função que foi delegada à ARES-PCJ pelos municípios associados como Artur Nogueira.

Comentários

Veja também