Reuters – As cinco pessoas a bordo de um submersível desaparecido morreram no que parece ter sido uma “implosão catastrófica”, disse uma autoridade da Guarda Costeira dos Estados Unidos nesta quinta-feira, pondo um fim sombrio à massiva busca internacional pela embarcação que foi perdida. durante uma viagem ao Titanic.
“Esses homens eram verdadeiros exploradores que compartilhavam um espírito distinto de aventura e uma profunda paixão por explorar e proteger os oceanos do mundo”, disse a OceanGate Expeditions, empresa com sede nos Estados Unidos que operava o submersível Titan, em comunicado. “Nossos corações estão com essas cinco almas e todos os membros de suas famílias durante esse período trágico”.
Um robô não tripulado de águas profundas implantado de um navio canadense descobriu os destroços do Titan na manhã de quinta-feira a cerca de 1.600 pés (488 metros) da proa do naufrágio centenário, 2-1/2 milhas (4 km) abaixo da superfície , disse o contra-almirante da Guarda Costeira dos EUA, John Mauger, em entrevista coletiva.
“O campo de destroços aqui é consistente com uma implosão catastrófica do veículo”, disse Mauger.
As cinco pessoas a bordo incluíam o bilionário e explorador britânico Hamish Harding, 58; o magnata dos negócios nascido no Paquistão Shahzada Dawood, 48, e seu filho Suleman, de 19, ambos cidadãos britânicos; O oceanógrafo francês e especialista em Titanic Paul-Henri Nargeolet, 77, que visitou os destroços dezenas de vezes; e Stockton Rush, o fundador americano e executivo-chefe da OceanGate, que pilotava o submersível.
Equipes de resgate de vários países passaram dias vasculhando milhares de quilômetros quadrados de mar aberto com aviões e navios em busca de qualquer sinal do Titã de 22 pés (6,7 metros) .
O submersível perdeu contato na manhã de domingo com seu navio de apoio cerca de uma hora e 45 minutos após o que deveria ter sido uma descida de duas horas. Mauger disse que era muito cedo para dizer se a falha da embarcação ocorreu naquele momento ou posteriormente.
A detecção de ruídos submarinos na terça e quarta-feira usando bóias de sonar lançadas de aeronaves canadenses deu temporariamente esperança de que as pessoas a bordo do submersível estivessem vivas e tentando se comunicar batendo no casco.
Mas as autoridades alertaram que a análise do som era inconclusiva e que os ruídos podem não ter emanado do Titã.
“Não parece haver nenhuma relação entre os ruídos e a localização do campo de detritos no fundo do mar”, disse Mauger na quinta-feira.
A busca tornou-se cada vez mais desesperada na quinta-feira, quando se esperava que o suprimento de ar estimado para 96 horas acabasse se o Titã ainda estivesse intacto.
O Titanic, que afundou em 1912 em sua viagem inaugural depois de atingir um iceberg, matando mais de 1.500 pessoas, fica a cerca de 900 milhas (1.450 km) a leste de Cape Cod, Massachusetts, e 400 milhas (640 km) ao sul de St. Terra Nova.
A expedição ao naufrágio, que a OceanGate opera desde 2021, custou US$ 250.000 por pessoa, segundo o site da OceanGate.
Questões sobre a segurança de Titan foram levantadas em 2018 durante um simpósio de especialistas da indústria submersível e em uma ação do ex-chefe de operações marítimas da OceanGate, que foi resolvida no final daquele ano.
A busca abrangente cobriu mais de 10.000 milhas quadradas de oceano – aproximadamente o tamanho do estado americano de Massachusetts. Na quinta-feira, a implantação de dois veículos não tripulados especializados em águas profundas expandiu o esforço para as profundezas do oceano, onde a pressão imensa e a escuridão total prometiam complicar qualquer missão de resgate.
O submersível desaparecido e a subsequente caçada chamaram a atenção mundial , em parte devido à mitologia que cerca o Titanic. O “inafundável” transatlântico britânico inspirou relatos de não-ficção e ficção por um século, incluindo o filme de sucesso de bilheteria de James Cameron em 1998, que reacendeu o interesse popular pela história.