Neonatologista responde as dúvidas mais comuns entre as mamães de 1° viagem

A profissional explica o que fazer e o que acontece com os recém-nascidos.

Por: Correio Nogueirense
21/07/2018

O bebê é considerado recém-nascido até o 28º dia de nascimento. Neste período, é comum mães e pais ficarem preocupados com a fragilidade e saúde de seus filhos. Os primeiros dias em conjunto são de descoberta! Tudo é novo! A intimidade, ligação emocional e segurança partilhada, ajudam o bebê a adaptar-se à vida fora do útero, adquirir hábitos de vida e definir a sua personalidade.

Em entrevista com a Neonatologista Sonia Manrique de Duarte, a profissional revelou ao Correio Nogueirense quais sãos os procedimentos que devem ser feitos neste período:

Sonia Manrique de Duarte/ Neonatologista

Quais são as complicações mais comuns que ocorre com os recém-nascidos?

Os mais comuns são as crianças que nascem antes do tempo, chamadas de prematuros. Dependendo da prematuridade em que se encontra, alguns prematuros são internados imediatamente na UTI neonatal para cuidados específicos.

Também existem os bebês que nascem e alguma infecção neonatal, eles também são encaminhados imediatamente para a UTI. Outros tipos de complicações são os bebês que apresentam alguma má formação no nascimento.

 

Durante este período, a criança deve tomar alguma vacina?

Sim, no primeiro mês de vida a criança deverá tomar as vacinas contra a Hepatite B e a BCG.

 

Quais exames o bebê deve fazer?

O primeiro exame a ser feito é quando o bebê nasce. É colhido o sangue do cordão umbilical para saber a tipagem sanguínea. O material colhido é mandado para o laboratório para saber qual tipo de sangue o bebê tem. A importância deste exame serve para saber se a criança vai desenvolver alguma icterícia.

A icterícia neonatal e a coloração amarelada visualizada na pele. Quanto mais precoce é o aparecimento é mais preocupante. Por esse motivo e importante a internação do bebê por no mínimo 48 horas. O pediatra avalia o grau e a necessidade de fazer exames para determinar a necessidade o não da fototerapia. Se a mãe tem dúvidas se o bebê está ictérico, deve procurar o Pronto Socorro para ser avaliado pelo pediatra.

Outros exames importantes são feito durante este período como o teste da linguinha, olhinho, bolinha, coraçãozinho e o famoso pezinho.

 

Qual alimentação que a mãe e a criança devem consumir?

O Leite materno deve ser o único alimento que o bebê deverá consumir durante este período. Caso for necessário, o pediatra orientará e prescreverá para mãe um leite especifico com uma formula infantil modificada. Já as mães, devem ter uma alimentação o mais saudável possível e consumo de liquido deve ser estimulado, pois é a matéria prima para o leite.

 

O que fazer com o coto umbilical?

A limpeza nesta área deverá ser constante. Toda vez que for trocada a fralda, o local deverá ser higienizado com álcool a 70% e cotonete.

 

Como aumentar a produção de leite?

Para aumentar a produção de leite e importante realizar duas coisas:

1°- A sucção do bebe, que aumenta a prolactina e oxitocina, que são as responsáveis da produção do leite e a descida do mesmo para as mamas.

2- Ingestão de líquido, especialmente água, no mínimo oito copos por dia.

Comentários

Veja também