“Nosso município precisa de planejamento”, diz vereador após visita a FIEC

Ao lado do vereador Davi Fernandes (DEM), Lucas Sia (PSD) visitou a FIEC em Indaiatuba para ver como eles fazem para desenvolver mão de obra para as empresas que residem no município.

Por: Correio Nogueirense
17/04/2019

Lucas Sia (PSD), durante a última sessão da câmara pegou o gancho da fala do seu companheiro Rodrigo de Faveri (PTB), que falou sobre o incentivo para o crescimento de Artur Nogueira e geração de emprego para falar sobre uma visita que ele fez a Indaiatuba para ver a FIEC.

O vereador tentou ligar o assunto do Rodrigo, para falar que a cidade também cresce com a melhoria na educação e o Lucas Sia usou esse argumento para falar na fundação em Indaiatuba, na qual ele foi visitar no último dia 2 de abril e viu a importância de ter cursos técnicos.

“Eu e o Davi Fernandes (DEM), fomos visitar a FIEC, eles têm dezenove cursos técnicos e uma estrutura maravilhosa. Quando as empresas vêm para a nossa cidade, eles contratam mão de obra de outros lugares em vez de contratar da nossa própria cidade, é importante ter planejamento também na educação”.

A Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (FIEC), criada pela Lei Municipal 2.162 de 03 de Outubro de 1985, com o objetivo de promover em parceria com a Prefeitura de Indaiatuba, Educação e Cultura. Com Ensino Técnico Profissionalizante, a FIEC, conta hoje com cursos 100% gratuitos, reconhecidos nacionalmente e que são referência para outras escolas. Oferece também a população de Indaiatuba e Região, Cursos Extracurriculares, Inclusão Digital, Artesanato e de Inclusão Social, para crianças, jovens, adultos e terceira idade.

Lucas Sia fala sobre como os cursos funcionam e sobre as demandas que as turmas possuem. “Eles produzem o próprio material, os alunos trocam experiências entre os cursos e eles já têm opção de no segundo ano estarem em contato com empresas para ganharem qualificação profissional. Eu perguntei para o presidente da instituição e ele me falou que eles abrem as turmas de acordo com as demandas das empresas de Indaiatuba”.

O vereador falou que de acordo com o presidente da FIEC, se uma empresa pede uma demanda maior para um curso de mecatrônica, o instituto vai abrir mais vagas para este curso porque o percentual de alunos que se formam nessa área e continuam trabalhando em Indaiatuba após a formação, é de quase 80%.

O edil fala que essa porcentagem alta faz parte de um planejamento. “Esses números são incríveis, mas isso tudo é planejamento, então quem acompanha o trabalho da FIEC sabe como é o trabalho deles. Eles são uma instituição sem fins lucrativos, recebem verba estadual e federal, recebem subsídio. Que o nosso município olhe para essas instituições sem fins lucrativos para que essas empresas possam trabalhar em Artur Nogueira com um suporte financeiro e com planejamento”.

Para encerrar, Lucas fala o porquê Indaiatuba é uma cidade sem dívidas e bem desenvolvida. “Muito do que é feito por lá, as empresas contratam o município para fazer um curso específico para produzir a mão de obra que aquela empresa necessita. Aí a gente vê por que é um município sem dívidas, um município que só se desenvolve com grandes empresas e além de tudo eles possuem uma logística boa igual Artur Nogueira. Então precisamos vislumbrar uma situação para que as empresas possam vir para cá também na área da educação, porque mão de obra qualificada é muito importante para captar grandes empresas e que o nosso município possa desenvolver”, finalizou.

Comentários

Veja também