Pesquisar
Close this search box.

Nova Odessa passa de 98% da população ‘vacinável’ com ao menos 1 dose, e 80% com esquema completo

Cidade retoma vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos ainda sem a "D1"; tem mutirão no "feriadão"; 2ª dose da AstraZeneca é adiantada.

Por: Correio Nogueirense
28/10/2021

A Vigilância Epidemiológica de Nova Odessa informou nesta quarta-feira (27/10) que a cidade alcançou 98,38% da população elegível (todos os moradores com 12 anos ou mais) com ao menos uma dose das vacinas contra a Covid-19, e 80,45% da população elegível com esquema vacinal completo, ou seja, totalmente imunizados. Além disso, a cidade volta a vacinar adolescentes de 12 a 17 anos contra a Covid a partir de hoje (28/10).

“Analisando a população ‘vacinável’, que inicia aos 12 anos e vai até maiores de 100 anos, Nova Odessa já vacinou, com a 1ª dose, 98,38% da população, e com a segunda dose, já vacinamos 80,45% da população. O que é maravilhoso e reflete o excelente momento que a cidade vive, com baixos índices de novos casos e de internações”, explicou a coordenadora do órgão, enfermeira Paula Mestriner.

Segundo ela, “a própria procura ao Ginásio de Esportes do Jardim Santa Rosa, que é a ‘central de vacinação’ do município, reflete esses indicadores, porque atualmente são poucas as pessoas com a segunda dose agendada, sendo a maioria pessoas com vacina atrasada que diariamente procuram o local para receber a vacina”.

“Temos muito o que comemorar com esses números. Com apenas um ponto de estrutura montada para vacinação, funcionários próprios e a ajuda de voluntários aos sábados, alcançamos mais de 80% da população ‘vacinável’ em nove meses de trabalho. Eu e minha equipe da Vigilância Epidemiológica estamos muito cansadas, mas imensamente felizes. Agradeço a ajuda de todos vocês. Muito obrigada e viva o SUS”, acrescentou a profissional.

ADOLESCENTES

A vacinação continua diariamente no Ginásio de Esportes do Jardim Santa Rosa, a partir das 8h e até as 15h. Também nesta quarta-feira, a Vigilância Epidemiológica Municipal anunciou mais uma novidade na Campanha de Imunização Contra a Covid-19: a equipe da Saúde Municipal vai voltar a vacinar adolescentes de 12 a 17 anos nesta quinta-feira no ginásio.

“Vamos voltar a vacinar adolescentes de 12 a 17 anos. Pedimos que a Atenção Básica (as equipes das UBSs) ligue para todos os adolescentes que procuraram os serviços para irem no ginásio a partir desta quinta-feira. Pedimos também que a Secretaria de Educação replique essa informação entre os professores das escolas municipais, estaduais e particulares, para eles avisarem os alunos que ficaram sem a vacina”, acrescentou a coordenadora.

A Saúde Municipal também iniciou nesta quarta-feira a aplicação da terceira dose nos idosos e profissionais das ILPIs (Instituições de Longa Permanência de Idosos) da cidade. “Já havíamos feito a 1ª e a 2ª doses nessas instituições, e os idosos acamados foram atendidos pelas UBSs na vacinação do Covid”, lembrou a profissional.

MUTIRÃO

Assim, os adolescentes de 12 a 17 anos também entraram nos grupos que serão atendidos nos mutirões de vacinação marcados para os dias 29/10, 01 e 02 de novembro (sexta, segunda e terça-feira de “feriadão”) no Ginásio do Santa Rosa. Nestes três dias de ponto facultativo e feriado, o local ficará aberto das 8h às 12h, e vai atender os públicos atualmente em fase de imunização por livre demanda – ou seja, sem a necessidade de agendamento.

Poderão se vacinar adolescentes e adultos que ainda não tomaram a 2ª dose da vacina da Pfizer, bem como adultos em geral com a “D2” atrasada. Além deles, os idosos de 70 anos ou mais e profissionais de Saúde em geral que receberam a 2ª dose nos meses de fevereiro, março e abril (ou seja, há mais de 6 meses) também poderão tomar a 3ª dose.

Adultos que eventualmente ainda não tomaram a primeira dose, se houver, também podem procurar o ginásio para tomar a vacina. O Ginásio do Santa Rosa fica na Rua João Bassora, nº 500. Os interessados devem levar documentação pessoal e comprovante de endereço.

2ª DOSE DA PFIZER E ASTRAZENECA

Lembrando que a Vigilância Epidemiológica reduziu novamente o intervalo entre as duas primeiras doses da vacina contra o novo coronavírus do laboratório Pfizer para adultos. Desde a última semana, esse intervalo caiu apenas 21 dias (três semanas). Essa alteração não vale para os adolescentes de 12 a 17 anos, que ainda devem continuar aguardando 8 semanas para tomar a segunda dose da vacina da Pfizer.

Assim, todos os adultos de 18 anos ou mais de Nova Odessa que tomaram dose inicial do imunizante da Pfizer devem consultar a caderneta de vacinação, verificar se já se passaram três semanas, e comparecer diariamente, nos dias úteis, a partir das 8h, no Ginásio de Esportes do Jardim Santa Rosa, para tomar a “D2” adiantada.

Também nesta quarta-feira, houve a redução do intervalo de aplicação entre a primeira e a segunda doses do imunizante da AstraZeneca/Oxford, de 12 para oito semanas. O “adiantamento” da “D2” não se aplica ainda a quem tomou dose inicial da CovonaVac/Butantan, que deve continuar observando as datas de retorno anotadas na caderneta.

Comentários

Veja também

Nenhum artigo foi encontrado
Nenhum artigo foi encontrado