Pesquisar
Close this search box.

Nutricionista Dra Ariane Del Alamo explica que além de uma dieta equilibrada, é preciso uma reeducação alimentar para emagrecer

Dietas para emagrecimento veloz podem ser prejudiciais.

Por: Correio Nogueirense
11/10/2018

Algumas pessoas optam por adotar dietas a fim de emagrecer. Segundo um estudo realizado em 2015 pela empresa americana de assistência médica “Orlando Health” 95% das dietas que as pessoas procuram fazer para emagrecer não dão certo.

De acordo com a nutricionista Dra. Ariane Del Alamo, o emagrecimento não ocorre de forma rápida. “Eu costumo dizer aos pacientes que se ganhou peso durante um, dois ou cinco anos, não vai ser de um dia para outro que ele vai perder peso, ainda que o processo de perda de peso seja mais rápido do que o ganho, não vai ser de forma rápida. Como nutricionista prefiro que não seja assim também, pensando no equilíbrio e na qualidade de vida do paciente e até em uma futura manutenção do peso”, ela também afirma que jamais indicaria uma forma de emagrecimento rápido.

Ariane também diz que quando pessoas se submetem a um processo muito radical acontece o efeito “reboot”, o paciente começa a ganhar o dobro depois de 30, 60 ou 90 dias, porque não houve uma reeducação alimentar, ela apenas se submeteu a um processo muito radical, não aprendendo a comer direito.

Começar uma dieta sem ter acompanhamento de um nutricionista, pode sim ser perigoso. “Sem ter acompanhamento a pessoa pode faltar com nutrientes, vitaminas e minerais, de repente até fazer alguma loucura. Nós sabemos que o Google está aí, e as pessoas pesquisam dietas da lua, da sopa e isso não vai trazer benefício nenhum para saúde, muito pelo contrário, a pessoa pode passar mal, perder massa muscular ao invés de perder gordura, acredito que o nutricionista está para ajustar e adequar mantendo um equilíbrio alimentar”, diz a nutricionista.

Ela conclui afirmando que todas essas coisas se resumem em equilíbrio, as dietas devem estar bem equilibradas. “Deve-se pensar que o nosso corpo precisa de todos os grupos alimentares, ele precisa de carboidratos, precisa de proteína precisa de lipídios e dos micronutrientes, das vitaminas, minerais e aminoácidos. Se tiver algum desequilíbrio em alguns destes nutrientes, vai faltar alguma coisa”. Conclui Dra. Ariane.

Comentários

Veja também