Pesquisar
Close this search box.

O ex-diretor esportivo da McLaren e vencedor das 500 milhas, Gil de Ferran morre aos 56 anos

Por: Correio Nogueirense
30/12/2023
Foto: Divulgação

Morreu nesta sexta-feira (29) o piloto Gil de Ferran, aos 56 anos. De acordo com informações da agência Associated Press, o brasileiro sofreu uma parada cardíaca enquanto dirigia na Flórida, nos Estados Unidos.

O piloto nasceu em Paris, França, mas se considerava brasileiro. Filho de Luc de Ferran, engenheiro da Ford que criou o Ecosport, ele veio morar no Brasil quanto tinha quatro anos. Ao iniciar sua carreira no kart, ele decidiu representar o país.

Antes do sucesso na Indy, o piloto fez um teste na F1 pela equipe Arrows, mas, durante uma das baterias, ele sofreu um acidente. Os ferimentos fizeram com que Gil perdesse a chance na F1. Em 1995, foi para os EUA, onde ingressou na Indy.

Gil de Ferran, vencedor das 500 Milhas de Indianápolis e ex-Diretor Esportivo da Honda e McLaren na Fórmula 1, faleceu aos 56 anos. O brasileiro nascido na França inicialmente subiu na classificação do automobilismo como piloto, vencendo o campeonato britânico de Fórmula 3 em 1992 e terminando em terceiro na Fórmula 3000 Internacional dois anos depois. Mas em vez de passar para a F1, ele saiu da Europa para formar uma carreira de grande sucesso nos Estados Unidos, culminando com dois títulos da Champ Car na virada do milênio e a vitória na Indy 500 em 2003.

Após sua carreira de piloto, De Ferran ocupou vários cargos de gestão, incluindo passagens como Diretor Esportivo da BAR-Honda em meados dos anos 2000 e da McLaren de 2018 a 2021.

De Ferran havia retornado recentemente ao time de Woking como consultor antes de falecer em 29 de dezembro.

“Estou muito chocado e profundamente triste com a notícia de que perdemos Gil de Ferran”, disse o presidente e CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali, em meio a uma enxurrada de homenagens da comunidade do automobilismo.

O CEO da McLaren Racing, Zak Brown, acrescentou: “Estou chocado e arrasado ao saber da perda de nosso grande amigo e companheiro de equipe.

“Corri com Gil por todo o mundo e o vi vencer algumas das maiores corridas. Ele é um grande amigo há mais de 20 anos e sua falta será muito sentida e nunca será esquecida.”

Comentários

Veja também