“O indivíduo que venha adotar um cão ou um gato tem que ter responsabilidade social e cuidar desse animal”, diz Odair Jaeger 

O delegado comenta o caso do abandono dos seis filhotes de cachorro em uma praça de Artur Nogueira e o indiciamento do autor Kehvin Macaulle Haehnert. 

Por: Correio Nogueirense
22/07/2025

Em entrevista ao Correio Nogueirense com exclusividade nessa segunda (21), o delegado da Polícia Civil de Artur Nogueira, Odair Jaeger, contou sobre o caso do homem que abandonou filhotes de cachorros em uma praça do município. Ele fala também o que Kehvin relatou em seu depoimento.

Dr. Odair inicia sua fala mencionando que o abandono de animais é um problema social. “Na realidade, esse assunto é um problema social que decorre talvez da cultura onde as pessoas acabam abandonando e maltratando animais domésticos. Recentemente, a gente teve uma alteração legislativa com reclusão de 2 a 5 anos para qualquer ato de abuso e maus-tratos quando se trata de cães e gatos. No caso, foi flagrado esse indivíduo abandonando uma caixa com uma ninhada de cachorros, acho que seis a oito cachorros abandonados por ele. Ele foi identificado e a gente o interrogou”.

Segundo a autoridade policial, o homem alegou que, “ao sair no sábado (19) da sua residência, ele encontrou essa caixa com os animais abandonados na frente da casa, segundo Kehvin, no primeiro momento acolhe, da ração e logo em seguida, por já ter outros animais, resolve abandonar essa ninhada em outra localidade do município de Artur Nogueira”.

Kehvin afirmou ao delegado que era ele nas imagens. “A gente fez o interrogatório dele, de pronto ele disse que o condutor daquele veículo flagrado pelas imagens era ele. Questionado sobre a licitude da conduta, ele reconhece que é crime e mesmo assim ele agiu dessa forma, então ele vai ser indiciado por essa conduta de abandono de animais”, disse.

Dr. Odair ressalta que o rapaz foi questionado sobre levar os filhotes até um órgão público, já que ele já havia dito que esses animais haviam sido abandonados na frente de sua residência. “Essa informação prestada por ele também será investigada e a gente vai buscar câmeras no endereço para responsabilizar essa possível terceira pessoa, se é que tem veracidade essa informação que ele nos prestou”.

Kehvin vai ser indiciado pelo caso ocorrido. “No presente momento, o que a gente tem é justamente o indiciamento desse cidadão pelo abandono que ele promoveu, independente de um abandono pretérito, a conduta correta dele seria apresentar às autoridades competentes”, diz a autoridade policial.

“Cada indivíduo que interage no meio da sociedade tem que trazer para si a responsabilidade de uma comunidade mais saudável de convivência e animais que convivem em nosso meio eles têm que ter esse amparo, não só do estado, que já tem legislação inclusive bastante rigorosa apenando ao indivíduo com prisão, mas também tem que ter a consciência social. Então, o indivíduo que venha adotar um cão, um gato para ter como pet da sua residência, tem que ter responsabilidade social e cuidar desse animal, sob pena de responder criminalmente”, disse o delegado.

Dr. Odair Jaeger, delegado de polícia em Artur Nogueira, deixa um recado à população e também aos leitores do Correio. “Então, essa é a sociedade que a gente quer, sociedade de responsabilidade. Mahatma Gandhi tem uma frase que: ‘A grandiosidade de uma nação pode ser aferida da forma como seu povo trata os seus animais’. Então, se a gente não tem zelo com animal que serve como companhia, imagina com os animais que vivem na vida silvestre. Educação começa em casa”, finaliza.

Comentários

Veja também