Pesquisar
Close this search box.

O risco de dar chocolate para cachorros e gatos

Chocolate pode provocar morte para os animais.

Por: Correio Nogueirense
04/04/2018

Quem nunca quis agradar os pets quando estão olhando com aquela cara de pidão enquanto o prato de comida, mas se o alimento em questão for o chocolate, resista. O chocolate é um alimento muito saboroso e, dependendo do seu tipo, pode ser bastante benéfico para nós, os seres humanos. Ele é encontrado em diversas receitas e é fácil ser encontrado em todo o mundo.

No entanto, apesar não demonstrar risco, o chocolate é altamente perigoso para cães e gatos e não deve ser oferecido aos pets, por menos que seja o pedaço. A responsável por tornar esse alimento um verdadeiro vilão é a teobromina, substância toxica presente no chocolate que é de fácil metabolização pelo organismo humano, porém, o organismo dos cachorros e gatos, não conseguem eliminar esse componente de forma rápida e, por isso, os pets acaba intoxicados.

Uma porção de 35g de chocolate ao leite consumida por um cachorro de 3kg, é capaz de provocar vômitos e diarreia. Com o dobro dessa quantidade, os batimentos cardíacos dos pets ficam acelerados e, se o animal consumir aproximadamente 100g de chocolate, podem ocorrer tremores e convulsões. É importante ressaltar que, se o chocolate for meio amargo, esses efeitos já aparecem com o consumo de apenas metade de cada porção, uma vez que a concentração de teobromina é maior nos chocolates mais amargos.

Comentários

Veja também