O mês de outubro está terminando, mas a essência da campanha mundial outubro rosa deve permanecer em todos os meses do ano. Esse é um movimento de conscientização que tem o propósito de advertir as mulheres e a sociedade sobre a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Segundo o instituto nacional do câncer (INCA), o câncer de mama leva a morte mais de 10 mil mulheres por ano no país e é a doença que mais mata mulheres no mundo. O principal fator de risco continua a ser a idade. Alguns cuidados especiais devem ser tomados após os 40 anos. “É importante um cuidado nutricional, manter as consultas regulares, principalmente com ginecologista e fazer os exames básicos como mamografia e preventivo”, aconselha a ginecologista Elaine Grecia.
O sintoma mais comum é o aparecimento de um caroço na mama. No entanto existem outros sinais como alteração no formato das mamas e mamilos, nódulos na axila, entre outros. A maioria dos casos, quando iniciais, não apresentam sintomas, por isso a mamografia se torna fundamental. “Na mamografia é possível detectar nódulos em fases iniciais por isso é importante após os 40 fazer esse exame anualmente”, explica a ginecologista.
O câncer de mama quando diagnosticado em sua fase inicial tem grande índice de cura. Por isso a prevenção é fundamental. A mamografia e o auto exame tem papel importante na prevenção e deve ser costume de toda mulher. O importante é focar este sério assunto nos 12 meses do ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro.