A Guarda Civil Municipal de Sumaré contabilizou balanço positivo, sem registro de ocorrências de grandes proporções durante a “Operação Carnaval Seguro”, realizada entre a sexta (21) e terça (25) em várias regiões. A blitz foi um grande sucesso e contou com 20 GM´s no período diurno e 30 no período noturno. A operação atingiu 32 pontos de visibilidade, inclusive em conjunto com policiais militares da 2ª Cia do 48 BPM/I, coibindo badernas e algazarras, em alguns locais de aglomeração e consumo de bebidas alcoólicas que geravam reclamações de perturbação de sossego e direção perigosa. Além da Praça do Sol e Avenida Santo Irineu (Matão), Praça Ângelo Tomazim (Maria Antônia) e Praça Bandeiras (Centro), outro ponto da operação foi o Horto Florestal, já que nesta época de calor é comum as pessoas procurarem o local, mesmo com placas proibitivas para práticas náuticas. A intenção foi coibir possíveis incidentes.
“Essas ações preventivas da nossa Guarda Municipal resultam em números estatísticos efetivos e são reflexos de uma corporação cada vez mais atuante e fortalecida, e essa ‘Operação Carnaval’, em conjunto com a Polícia Militar, foi muito positiva”, destacou o prefeito Luiz Dalben.
Foram atendidas ocorrências nos 32 pontos de visibilidade da ‘Operação Carnaval Seguro’: furtos, roubo, arrombamento, perturbação de sossego, lesão corporal, averiguação de indivíduo e de veículo, apreensão de veículo, acidente de trânsito sem vítima, desinteligência, evasões de pacientes, e auxílios a outras secretarias e ao público. Foram registrados ainda dois flagrantes, de violência doméstica e roubo. Já a Operação Bar Legal contou com duas ações, que culminaram com o fechamento de um estabelecimento por falta de alvará.