O outono é marcado pelas folhas secas o friozinho avisando que vai chegar, preparando para a época mais fria do ano, o inverno. Mas nem tudo são flores, afinal o tempo seco que esse período proporciona, provoca diversas alergias e ressecamento ocular.
A equipe do Correio Nogueirense separou algumas dicas de como prevenir doenças oftalmológicas nessa época do ano.
– Conjuntivite alérgica
O não tratamento da alergia pode acarretar neste agravamento do quadro, com a inflamação da conjuntiva. Em seu estado mais grave, a coceira pode levar ao desenvolvimento de um ceratocone, que deforma a parte central da córnea.
Sintomas
Irritação dos olhos, coceira, vermelhidão, sensibilidade à claridade e inchaço na pálpebra.
Tratamento
Compressa gelada em cima dos olhos fechados para diminuir a irritação e a coceira. Importante passar em consulta com um oftalmologista, que irá lhe prescrever a medicação adequada.
Prevenção
Evitar o acúmulo de pó em cortinas, carpetes e bichos de pelúcia; em vez de varrer a casa, o que pode levantar poeira, preferir passar um pano úmido para a limpeza; não coçar o olho.
– Síndrome do olho seco
Sintomas
Visão turva, vermelhidão nos olhos, sensação de corpo estranho ou areia nos olhos e coceira.
Tratamento
Uso de colírio, que deve ser prescrito pelo oftalmologista, pois a presença de conservantes na composição ocasiona graves alergias oculares, as conjuntivites.
Prevenção
Evitar a desidratação dos olhos com o uso de máscaras protetoras ao dormir em ambientes com ar-condicionado ou ventilador; beber água com frequência; usar umidificador ou vaporizador, utilizar óculos escuros, irão proteger contra a exposição ao vento ou ao sol.