Pesquisar
Close this search box.

OTAN envia aviões de vigilância para a Romênia, para monitorar a atividade russa

Por: Correio Nogueirense
17/01/2023
Foto: REUTERS/Pascal Rossignol

Reuters – Aviões de vigilância da Otan devem chegar à Romênia nesta terça-feira para reforçar o flanco oriental da aliança militar e ajudar a monitorar a atividade militar russa.

A OTAN anunciou na semana passada que enviaria os aviões de vigilância do Sistema de Alerta e Controle Aerotransportado (AWACS) para Bucareste, onde iniciarão voos de reconhecimento exclusivamente sobre o território da OTAN.

Desde que a Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro do ano passado, a OTAN aumentou sua presença aérea na Europa Oriental e nos Bálticos, incluindo caças, aviões de vigilância e navios-tanque.

As aeronaves enviadas para a Romênia pertencem a uma frota de 14 aeronaves de vigilância da OTAN, geralmente baseadas na Alemanha. Cerca de 180 militares serão destacados para apoiar os aviões.

“Como a guerra ilegal da Rússia na Ucrânia continua a ameaçar a paz e a segurança na Europa, não deve haver dúvidas sobre a determinação da OTAN de proteger e defender cada centímetro do território aliado”, disse a porta-voz da Otan, Oana Lungescu, em um comunicado de 12 de janeiro.

“Nosso AWACS pode detectar aeronaves a centenas de quilômetros de distância, tornando-as uma capacidade chave para a dissuasão e a postura de defesa da OTAN”.

Comentários

Veja também