Pesquisar
Close this search box.

“Para onde está indo o dinheiro da educação?”, declarou Rodrigo de Faveri

De acordo com o vereador do PTB, o executivo do município deveria gastar R$40 milhões com a educação em 2020 e afirmou que o atual mandato não construiu nenhuma escola no município.

Por: Correio Nogueirense
04/03/2020

Durante o seu tema livre na sessão ordinária da noite desta segunda-feira (02), o parlamentar Rodrigo de Faveri (PTB) voltou a falar sobre o vídeo publicado por ele em suas redes sociais, fiscalizando o Teatro da Escola Modelo e prometeu que terá outro vídeo da Escola Modelo, só que falando da piscina abandonada.

O parlamentar Rodrigo de Faveri fez questão de deixar claro que não fez mais do que sua obrigação como vereador e prometeu lançar outro vídeo mostrando outras situações. “Quem pôde acompanhar nas redes sociais, eu estive na Escola Modelo fazendo uma fiscalização e uma vistoria. Gostaria só de lembrar a todos, fazer um pouco de justiça e dizer que aquela fiscalização não tem nada de mais, aquilo é a minha obrigação, não teve nenhum mérito para mim. Não tive culpa de me deparar com o Teatro e a escola, porque vai sair outro vídeo mostrando a situação da piscina que tem lá atrás”.

Após falar de suas obrigações como parlamentar, mencionou os 25% da arrecadação com a educação e relembrou que outros prefeitos fizeram o possível para gastar o previsto pela Lei para oferecer a melhor educação possível para as crianças do município.

“Existia um mandato aqui em Artur Nogueira, só para fazer justiça, por que têm algumas coisas que ficam travadas na gente, que construiu a Escola do Ninico [Escola Municipal, Prof. Amaro Rodrigues, no Jardim Leonor], a escola do Sacilotto II [EMEF Elysiário Del’ Álamo], reformou todas as creches, do município, zerou a fila de creche, comprou uniforme, bolsa, merenda para todo mundo, porque tinha que gastar os 25% em educação, o que é constitucional. Rinha gastado só 24%, comprava-se viatura para a Guarda Municipal e escrevia Ronda Escolar, porque tinha que gastar os 25%. O prefeito que sucedeu comprou lousa digital, fez acontecer, não conseguia gastar, comprou o Veterano, uma das áreas mais nobres e mais caras do município, construiu a Escola Modelo e foi condenado porque não conseguiu gastar os 25% da arrecadação. Estou com a Lei na mão, que estima a arrecadação municipal em R$40 milhões para 2020. Baseada nas outras arrecadações dos anos anteriores, não construíram nenhuma escola, não inaugurou nenhuma creche. Para onde está indo o dinheiro da educação? Tirou as apostilas das escolas, ou não está gastando? Ou será condenado também por não cumprir a constituição e gastar os 25%”, declarou Rodrigo de Faveri.

O edil do PTB salientou que a base do país só poderá ser mudada com a educação e também comentou sobre o pedido do colega Miltinho Turmeiro, para trazer o SENAI para Artur Nogueira. “A única maneira de mudar a base da sociedade é pela educação, onde não se está gastando. Para onde está indo esse dinheiro? Vai inaugurar uma creche que já estava empenhada, pelo que estou sabendo. Agora, não vem ninguém falar para mim que estou fiscalizando no último ano de mandato. Não. Estou cumprindo com a minha obrigação desde o primeiro dia que assumi meu cargo, igual a muitos colegas que aqui estão trabalhando. Fiz uma propositura junto com meu colega, professor Adalberto, para que retornasse ao município a Guarda Mirim. O excelentíssimo vereador Miltinho Turmeiro, está clamando pelo SESI SENAI em nossa cidade, mas não tem lugar para por. A Escola Modelo vai cair e não tem lugar para colocar?”.

Para encerrar, Rodrigo relembrou sua indicação, junto com o colega Adalberto Di Lábio (PSDB), para que tivesse a volta da Guarda Mirim, para que as crianças possam sair das ruas e ter um ofício ou trabalho para poder se desenvolver. “Faz uma base, monta a Guarda Mirim, chama voluntário, se menor não pode trabalhar, pelo menos tira da rua, ensina ordem unida, disciplina, ensina essa garotada a ter um ofício na vida pelo amor de Deus, da merenda para essas crianças no período oposto. Gaste o dinheiro de uma forma honesta”.

Comentários

Veja também