Pesquisar
Close this search box.

Passageiros reclamam do descaso sofrido no transporte coletivo de Artur Nogueira

Vereadores falaram durante sessão da Câmara Municipal do problema que a população vem enfrentando com o Catraca Livre na cidade. Em nota, a Prefeitura disse que entende que muitos munícipes dependem e necessitam deste serviço diariamente e que já tem buscado viabilizar a aquisição de um novo veículo 0km (Veja a nota na íntegra).

Por: Correio Nogueirense
10/03/2022

Munícipes relatam o drama que eles vêm enfrentando no transporte coletivo de Artur Nogueira, que têm horários não respeitado e a falta de veículos para atendimento de linha é um drama recorrente. Uma moradora protestou nas redes sociais contra o descaso. “Muito blá, blá, blá sobre o dia da Mulher e a total falta de respeito conosco nos 364 dias restantes do ano. O Sr. (prefeito) sabia que dentre 20 passageiros que usam o transporte público, 18 são mulheres. Se o Sr. Prefeito desse uma passadinha nos horários das 6h e 8h30 e 18h veria com os próprios olhos o número de mulheres que precisam do ônibus. Essas homenagens aí não valem nada”, declarou.

Em janeiro de 2021, teve início o funcionamento do “Tarifa Zero”, serviço gratuito de transporte público em Artur Nogueira. A Prefeitura destacou que o objetivo da medida era garantir aos usuários do transporte, maior mobilidade, beneficiando inúmeros trabalhadores, idosos e moradores de bairros distantes do centro da cidade.

A Prefeitura lembrou que a demanda do Catraca Livre foi defendida durante a campanha Lucas Sia e Davi da Rádio.

Em sessão nesta segunda (07) na Câmara Municipal, os vereadores Miltinho Turmeiro (Solidariedade), Adalberto Di Lábio (PSD), Líder do governo Sia na Casa Legislativa Beto Baiano (Republicanos) e José Pedro Paes (PSD), falaram do problema que a população vem enfrentando com o Catraca Livre na cidade.

O vereador Miltinho Turmeiro (Solidariedade) apresentou uma indicação ao Executivo, solicitando estudos de melhoria para o transporte público de Artur Nogueira. “A solicitação que eu fiz foi que o circular passe a atender a partir das 6h30. Por que? Eu acredito que tenha um circular só no município, que é o catraca livre”.

O Edil cita a falta de compromisso com os horários. “Uma hora ele passa 6h30, outra hora 7h, outra hora não tem e a população tem o compromisso de trabalhar no Centro e em outras cidades, o que está acontecendo? Não é só o Sacilotto, essa cobrança vem também do 1, 2 e do Parque das Flores”.

Segundo o vereador os passageiros dizem que preferem pagar do que depender de um transporte que muitas vezes não existe. “Outros bairros estão passando por essa dificuldade. Tem mulheres que precisam trabalhar no Centro e em outros bairros. Precisam sair de casa às 6h30, aí não tem como chegar ao local de trabalho e diz para mim: ‘Olha vereador eu sei que é gratuito, mas nós preferimos pagar, se tivesse ao menos pago, preferimos pagar, porque o dia que não tem, a gente paga R$ 16,00 do bairro até lá no Centro, não é todo dia que a gente tem esse dinheiro, se tivesse ao menos pago, o que aconteceria, seria mais barato do que um UBER’. Então prefeito, eu gostaria de pedir sua atenção a colaboração da população, dos trabalhadores que vem dos bairros até o Centro, eles estão passando por essa dificuldade”.

Munícipes relatam a perda de trabalho, por conta da falta do transporte. “Acho que na semana passada… o ônibus quebrou e ficou alguns dias nessa situação. O pessoal chegava até o ponto e não tinha como ir, aí muitas pessoas perderam o serviço porque o patrão não quer saber, ele acha que é mentira das mulheres, e dispensou”.

“Várias mulheres perderam o trabalho e como elas vão buscar sua sobrevivência sem o trabalho?”, finaliza.

Adalberto Di Lábio comentou em sua fala livre o problema do Catraca Livre. “Nós temos um grande problema com o Catraca Livre, na verdade, nós temos um ônibus só, foi uma iniciativa fantástica do Executivo colocar esse Catraca Livre, eu parabenizo o Executivo, porque ajuda muita gente, mas no momento a população não está podendo contar com ele”.

O vereador diz que vem recebendo vários relatos de passageiros. “Eu tenho recebido inúmeras reclamações de áudios e chamadas, que o pessoal está perdendo mesmo hora de trabalho, o que está acontecendo? Tem um ônibus só, quebra, não tem como atender a população. E o pior é que não tem como avisar a população”.

“Eu acredito que o prefeito vai tentar estudar uma outra solução. Mas a solução aqui, talvez, seja até nós mesmos buscar recurso para colocar mais um ônibus ou dois. Não sei se isso é possível, não verifiquei se existe esta possibilidade. Mas o Catraca Livre, precisa funcionar com horário regulado, o maior problema é quando ele quebra, que não tem como avisar. As pessoas ligam e falam assim: ‘Aqui no Jardim dos Pinheiros, ele passa às 7h30 eu entro no serviço 8h, só que é 8h e eu estou saindo a pé para ir ao trabalho, porque o ônibus não passou’, diz. Então nós estamos com esse problema. E a gente pede que seja estudado uma solução para esse problema. Não pode ficar do jeito que está”, diz Di Lábio.

O líder do governo na Câmara Municipal de Artur Nogueira, Beto Baiano (Republicanos) relata reclamações que chegaram até ele sobre o Catraca Livre. “Realmente está sendo difícil, um ônibus só não vai vencer atender nossa  população, eu já estive com a Glauci (Barbosa, secretária de administração) perguntei pra ela qual era o orçamento de um ônibus, é um pouco alto, mas eu já estive com o Vanderlei Macris (Deputado Federal), entreguei um ofício protocolado a ele com a necessidade de nossa cidade, que estamos passando referente ao Catraca Livre, ele disse que para esse orçamento é difícil, mas vai trabalhar para a próxima, para indicar  para Artur Nogueira”.

O Edil José Pedro Paes (PSD), confirma o relato dos vereadores. “Realmente isso está acontecendo. Semana passada foi uma senhorinha em casa exatamente acontecendo isso, ela veio com o ônibus e quebrou e como eu vou fazer? Graças a Deus tinha uma pessoa perto da minha casa e acabou coincidindo de morar perto da mulher e levou ela embora”.

A indicação foi aprovada por unanimidade na sessão desta segunda (7) na Câmara de Vereadores e enviada ao Executivo para conhecimento da reivindicação.

Confira a nota da Prefeitura na íntegra:

A Prefeitura de Artur Nogueira segue trabalhando para manter as boas e necessárias condições para a circulação do Catraca Livre.

Atualmente, o veículo realiza um percurso aproximado de 16 horas diárias, sendo necessária a realização de manutenções preventivas constantes já que o uso do sistema de frenagem do mesmo é frequente.

Diante disso, esporadicamente há problemas mecânicos e elétricos que levam à necessidade de paralização e manutenção imediata do Catraca Livre.

A administração entende que muitos munícipes dependem e necessitam deste serviço diariamente, sendo para locomoção ao trabalho, consultas médicas agendadas e/ou atividades diversas.

Por isso, a Prefeitura já tem buscado viabilizar a aquisição de novo um veículo 0km.

Como não é possível a compra direta, está sendo elaborado um processo para licitar dentro das condições que o município possui e com empresas que possuam a documentação necessária.

Com esse veículo novo, os moradores receberão um meio confortável de transporte, sendo o mesmo realizado com segurança, qualidade e eficiência, atendendo a atual demanda.

O munícipe que tiver problemas com itinerário poderá apresentar a reclamação nos canais oficiais da Ouvidoria Municipal através do Whatsapp (19) 3827-9710  ou telefone fixo 3827 9700 – Ramal 9760.

Comentários

Veja também