Três pássaros silvestres foram resgatados na manhã deste domingo (16) em Artur Nogueira. A Polícia Municipal Ambiental chegou até eles após uma denúncia anônima. Os responsáveis foram encaminhados até a Delegacia. Os animais foram soltos em seu habitat e as gaiolas destruídas.
De acordo com a Polícia Municipal, ao chegarem próximo ao local da denúncia, depararam-se com um veículo modelo Ford/Fiesta preto, com dois indivíduos, que ao notarem a presença da viatura, ambos demonstraram nervosismo e começaram a empreender fuga.
Ainda segundo os policiais, foi realizado breve acompanhamento e realizada abordagem padrão, em revista pessoal nada de ilícito foi localizado. O motorista ao ser indagado alegou não possuir CNH, porém em busca veicular foi localizado duas gaiolas com dois pássaros, sendo uma “coleirinha baiana e uma paulista”. Uma das gaiolas havia dois alçapões (armadilha para capturar pássaros) embutidos.
Após constatação que se tratavam de animais silvestres, indagado um dos indivíduos abordados, alegou que em sua residência havia mais uma gaiola com uma “coleirinha baiana”.
Os Policiais se se deslocaram até a sua residência para apreensão da outra gaiola com o pássaro.
Diante dos fatos e provas, os animais e os indivíduos foram conduzidos até a Delegacia de Polícia de Artur Nogueira para as providências cabíveis, onde aplicou-se o art. 29 da Lei 9.605/98 (caçar/apanhar espécimes da fauna silvestre sem a devida permissão) e art. 309 do CTB (Dirigir sem habilitação).
Foi solicitado a presença da veterinária de Zoonoses municipal, Dra. Larissa Mandaio, ela constatou que se tratavam de animais selvagens em risco de extinção, pois os proprietários confessaram ter capturado os pássaros a menos de três meses. Por se tratar de animais silvestres em extinção, os pássaros foram soltos em seu habitat e as gaiolas destruídas.