O Comitê de Prevenção e Enfrentamento do Coronavírus (CPEC) confirma o primeiro óbito de Covid-19 em Paulínia. O óbito era considerado até esta quarta-feira, 22, como suspeito e foi divulgado no Boletim do dia 26 de março.
Sobre o histórico do paciente
O paciente de 73 anos, aposentado, deu entrada no Hospital Municipal de Paulínia (HMP) às 20h15 de quarta-feira, 25. A família acionou o Atendimento Pré Hospitalar (APH). Durante o trajeto, o paciente entrou em parada cardiorrespiratória, evoluindo para óbito às 20h40.
O paciente era hipertenso, diabético e ex-fumante. Antes de acionar o APH do Hospital Municipal de Paulínia, apresentou sintomas de dor no corpo, febre e diarreia, e procurou um hospital privado em Campinas na quarta-feira, 18. O Hospital classificou como caso suspeito Covid-19, com imagem de tomografia computadorizada sugestiva. O homem foi orientado a isolamento domiciliar e quarentena.
O HMP à época solicitou exame de SWAB (secreção nasal e bucal) para diagnóstico de Covid-19 do paciente falecido, seguindo as indicações do Ministério da Saúde.
O resultado positivo torna-se público nesta quarta-feira, 22.
Outros óbitos descartados
O CPEC destaca que outros óbitos que eram considerados suspeitos, também foram descartados. Idade, sexo e iniciais abaixo.
N. C., 87 anos, sexo masculino;
G.M.G.S., 57 anos, sexo feminino;
I.R.L, 25 anos, sexo feminino;
J.L.M, 71 anos, sexo masculino;
H.F., 87 anos, sexo masculino.
Tanto o óbito positivo, como os óbitos que testaram negativo para Covid-19, foram realizados pelo Instituto Adolfo Lutz em São Paulo, via exame de SWAB.
É de extrema importância que a população siga todas as orientações do Comitê de Prevenção e Enfrentamento do Coronavírus, reforçando as medidas de higiene e evitando aglomerações.