Segundo a pesquisa Retratos da Brasileira na Educação Básica, realizada pelo IBOPE Inteligência este ano, a insatisfação com a educação no país aumentou nos últimos quatro anos.
A pesquisa foi realizada para a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a percepção da maioria dos brasileiros é que os estudantes não estão preparados para a etapa escolar seguinte ou para o mundo do trabalho. Somente 12% da população acredita que alunos do ensino médio das escolas públicas estão bem preparados para o mercado profissional, 23% dela diz que estão despreparados.
De acordo com a pesquisa, os brasileiros entendem que não é por falta de recursos públicos que a educação básica está ruim no Brasil, mas que existe uma má gestão dos recursos. A maioria (81%) concorda totalmente ou parcialmente que o problema deve-se mais à utilização ruim da verba do que à falta dela. Em relação à administração das escolas, quase a totalidade dos brasileiros (93%) também concorda totalmente ou em parte que os diretores das escolas deveriam ter uma formação específica em gestão.