No Final dos anos 60 e início do ano de 1970 o então Prefeito de Artur Nogueira Sr. Jacob Stein observou que muitas cidades do estado de São Paulo eram denominadas por um cognome, relacionado costumeiramente a coisas e fatos ligados a vida da cidade e do município.
Através da indicação número 1 de 1970 da Câmara Municipal criou se um concurso público para a escolha oficial e definitiva de um cognome para o município.
A população recebeu com entusiasmo e logo correu as urnas e referendou a iniciativa da prefeitura, o referendo cercou se de correção e lisura e não mereceu reparos de quem quer que seja, tais as cautelas adotadas do início ao fim do referendo popular.
Houve vários cognomes escritos, o padre Edison queria o cognome “Pequena Princesa” e outros por brincadeiras queria “Cidades dos Pardais” etc.
Através do Decreto Nº 3 de 20 de fevereiro de 1970 homologou se o resultado final do concurso popular, ficando adotado oficialmente o cognome de “Berço da Amizade” para o município de Artur Nogueira
O autor do cognome Berço da Amizade foi o jovem Arnaldo Malago a quem o executivo municipal premiou em ocasião especial.