A Prefeitura de Artur Nogueira adotou mais uma importante medida para garantir a proteção nas escolas municipais e estaduais. Após a instalação do Centro de Monitoramento Escolar, as Secretarias de Segurança e de Educação anunciam a ampliação do Botão do Pânico para as unidades de ensino do município.
A partir do projeto “Escola Segura”, os diretores e gestores das instituições terão o aplicativo instalado em seus celulares, possibilitando o acionamento de apoio policial em situações de emergência com apenas um clique. Ao acionar o Botão do Pânico, uma viatura da Guarda Civil Municipal (GCM) será automaticamente enviada para o local onde foi emitido o sinal de georreferenciamento.
“A ampliação é mais uma ação concreta que demonstra nosso comprometimento em garantir a proteção da comunidade escolar de Artur Nogueira. Essa medida reforça nosso compromisso com a qualidade da educação e com a segurança dos nossos cidadãos”, pontuou o prefeito Lucas Sia (PSD).
Segundo Sia (PSD), a medida também aumentará a rapidez e efetividade do socorro em casos de emergência nas escolas, garantindo mais segurança para alunos, professores e demais funcionários.
O secretário de Segurança, Dr. Roberto Daher, destaca que a agilidade no processo de atendimento é garantida pois o uso do Botão do Pânico dispensa a necessidade de triagem das ligações realizadas pelos telefones de emergência 190 e 153.
“Com a ferramenta, teremos um atendimento mais rápido e eficiente em situações de emergência, o que pode fazer toda a diferença em momentos críticos como aqueles que temos acompanhado na mídia nos últimos tempos”, frisou.
Débora Sacilotto, secretária de Educação, complementa que a medida é uma forma de zelar pelo bem-estar de todos os envolvidos no processo educacional. “A segurança nas escolas é uma das nossas maiores preocupações, e essa medida é um importante passo para garantir a tranquilidade e a proteção de todos os alunos, professores e funcionários das nossas escolas”, afirmou.
AÇÕES NAS ESCOLAS
Daher destaca que o projeto vai além da instalação do Botão do Pânico, pois inclui também a presença de profissionais de segurança pública e do direito nas escolas, promovendo palestras sobre temas relevantes como direitos e garantias fundamentais, cidadania e combate a diversas formas de violência.
“Queremos conscientizar a comunidade escolar sobre a importância do respeito e da tolerância, combatendo qualquer forma de violência, seja ela física ou moral, como o bullying, a intolerância racial, de identidade sexual, religiosa, entre outras”, destacou o secretário.
Com essa iniciativa, a Prefeitura de Artur Nogueira busca criar um ambiente escolar seguro, acolhedor e respeitoso para todos os alunos e profissionais da educação.