Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura confirma licitação para instalação de Ossuário em Artur Nogueira

Processo será aberto na próxima semana e, assim que o Ossuário for concluído, irá liberar espaços para implantação de novos jazigos no Cemitério.

Por: Correio Nogueirense
18/08/2021

A Prefeitura de Artur Nogueira confirmou a fase externa da licitação que irá viabilizar a instalação de um Ossuário no município. O processo licitatório será aberto na próxima semana e, assim que concretizado, será o caminho para diminuir o problema da falta de espaço no Cemitério Municipal, herdado pela antiga administração.

O projeto para a implantação das cerca de 800 gavetas foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores e sancionado pelo prefeito Lucas Sia (PSD) neste mês de agosto. Segundo a Secretaria de Planejamento, assim que finalizada a licitação, com sucesso, será dado o início da instalação do Ossuário.

Os valores para solucionar o problema de vagas no local não estavam previstos em orçamento anterior. Ou seja, a Lei Orçamentária aprovada pela Câmara de Vereadores em 2020, a qual estima a receita e despesa do município nogueirense para o ano seguinte, não levou em consideração a reforma e/ou construção de um novo cemitério.

Mesmo assim, o Poder Público Municipal não fechou os olhos ao problema e, analisou e ponderou diversas possibilidades como aquisição de terreno, ampliação de cemitério, sendo uma construção vertical ou não, terceirizada ou não. Dentre as alternativas, estava o Ossuário que, assim que possível, será feito próximo à rua Nair Fontana Rodrigues, nas proximidades do velório.

Vale lembrar que a demanda existe há mais de 30 anos no município nogueirense.

Ossuário aprovado por unanimidade
O projeto prevê o recolhimento de ossos provenientes de sepulturas abandonadas há mais de 10 anos no Cemitério do Município de Artur Nogueira, o que possibilitará a liberação de espaços para futuras sepulturas no Cemitério Municipal. Isso deve aumentar a vida útil do atual local até que a outra alternativa esteja viabilizada para que a população consiga sepultar entes queridos de maneira digna, prestando assim suas últimas homenagens.

Comentários

Veja também