Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura de Americana recolhe 6 mil toneladas de materiais volumosos e inservíveis em 2019

O balanço é resultado do trabalho realizado com as ações do cata-treco, mutirões de limpeza, ecopontos e regionais dos bairros.

Por: Correio Nogueirense
23/12/2019
Foto: Prefeitura de Americana

A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosu) – Unidade de Limpeza Pública (ULP) da Prefeitura de Americana recolheu cerca de seis mil toneladas de materiais volumosos e inservíveis em 2019. O balanço é resultado do trabalho realizado com as ações do cata-treco, mutirões de limpeza, ecopontos e regionais dos bairros.

“A limpeza da cidade é uma das prioridades do governo Omar Najar. O município tem reforçado ações no dia a dia e também intensificado o trabalho com os mutirões nos bairros e retirada de volumosos, recolhendo os materiais inservíveis dos quintais e áreas públicas para prevenir acidentes com animais peçonhentos e doenças, como a dengue. É uma questão de saúde pública, além da conscientização sobre a função dos ecopontos e da coleta seletiva que está sendo feita também nas escolas”, disse o secretário de Obras e Serviços Urbanos da Prefeitura de Americana, Adriano Alvarenga Camargo Neves.

Ao todo, Americana conta com oito ecopontos para o descarte correto de materiais inservíveis, como móveis, resíduos de construção civil, de podas, madeiras, pneus, colchões e eletroeletrônicos. O serviço de cata-treco também ajuda a recolher os materiais, evitando que sejam jogados nas ruas, segundo o encarregado Edson Cardozo. Mais duas unidades serão implantadas no Jardim Guanabara e Vista Alegre, região da Praia dos Namorados, para atender a demanda, totalizando 10 ecopontos, segundo o responsável pelos ecopontos, Marcelo Andrietta.

Em setembro, a Sosu – ULP, em parceria com a Secretaria de Educação, lançou nas escolas o Projeto Ecoponto Americana para conscientizar e divulgar junto aos alunos da rede municipal de ensino a função dos Ecopontos. Cerca de três mil alunos já participaram das atividades, de acordo com a chefe de departamento da ULP, Lígia Rodrigues.

Americana recicla 15% do total do lixo gerado no município, 10.500 toneladas de materiais anualmente, enquanto que a média de reciclagem no Brasil é de 3%. “Devido à implantação dos oito ecopontos e à conscientização da população, diminuiu em até 80% os descartes irregulares em áreas de preservação e terrenos baldios”, informou o gestor ambiental e responsável pelo Programa de Coleta Seletiva da Sosu, Eurípedes Fante Raymundo.

Os ecopontos funcionam nas regiões do Jardim dos Lírios (Rua Siriemas, próximo à Garagem Municipal), Jardim Bertoni (Avenida Roma, esquina com Rua Madri), Jardim da Paz (Rua Estevão Carlos Vicentini, 175, no Residencial Dona Rosa), Antonio Zanaga (Rua Rayon Viscose, 209), Praia Azul (Rua dos Pinhais, 61, esquina com a Rua Pantanal), Catharina Zanaga (Rua Carmine Feola, 1.327), Nova Carioba (Rua José Nicoletti, 110) e Machadinho/Werner Plaas (Rua do Mecânico, 35). Os locais atendem de segunda a sexta, das 7 às 18 horas, nos sábados, das 8 às 17 horas, e domingos,  das 8 às 12 horas.

Comentários

Veja também

Nenhum artigo foi encontrado
Nenhum artigo foi encontrado